55.3 F
Nova Iorque
domingo, dezembro 14, 2025

Prefeitura promove “Semana de Educação para a Vida” em Escolas Municipais

Bullying, psicopedagogia clínica, deficiência intelectual e cuidados com as crianças são assuntos abordados durante toda a semana.

DSC01930 (Small) (1)A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Educação, realiza até quinta-feira, 25, na rede de escolas públicas municipais o Ciclo de Palestras “Semana de Educação para a Vida”. Com o objetivo de refletir e proporcionar conhecimentos sobre temas transversais do currículo obrigatório da Educação Básica, as palestras acontecem sempre às 8h15 e às 14h30, a fim de contribuir com a formação acadêmica, profissional, social e cidadã de alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

A responsável pelas palestras nas unidades de ensino é a neuropsicopedagoga Waldenira Câmara da Silva, que apresenta técnicas de como trabalhar o Bullying, cuidados com as crianças, deficiência intelectual dos alunos e funções executivas do cérebro. “Nossa aproximação com essa realidade faz todo o diferencial na vida de uma criança que apresenta dificuldades, principalmente em aprender. É preciso cuidar para transformá-la em um ser mais capaz”, destacou a neuropsicopedagoga.

Atividades

Durante os ciclos de palestras, os alunos participam de atividades voltadas para ecologia e meio ambiente, educação para o trânsito, sexualidade, prevenção contra doenças transmissíveis e direito do consumidor, a partir de várias metodologias de ensino que envolvem seminários, exposições, visitas, projeções de slides e filmes.

Os temas apresentados durante a semana, oportuniza não só aos alunos, mais também a toda comunidade no que diz respeito à melhoria do atendimento e qualidade de vida de todos. “Os ciclos de palestras potencializam o conhecimento de nossas crianças, reforçando o poder da mente delas, bem como a capacidade dos educadores em educá-las”, ressaltou o secretário de Educação, professor Jocirley de Oliveira.

Lei

Criada pela Lei Federal nº 11.988/09, a “Semana de Educação para a vida” pretende estimular e favorecer a significação, contextualização do conhecimento crítico dos alunos e aproximar a comunidade acadêmica e comunidade escolar, transmitindo conhecimentos de matérias que não constam no currículo obrigatório das escolas.

 

Últimas Notícias

Deputado Amélio celebra retomada das obras de creche em São Miguel do Tocantins

Nesta sexta-feira, 12, o presidente da Assembleia Legislativa do...

PL da Dosimetria beneficia criminosos comuns, dizem especialistas

O projeto de lei (PL) da Dosimetria reduz o...

STF mantém governador no cargo e Wanderlei Barbosa divulga nota oficial sobre a decisão

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, divulgou na noite...

TJTO absolve o ex-prefeito Sebastião de Gois Barros ao revisar condenação por improbidade administrativa

Com a atuação do advogado Wanderson Ferreira, de Araguaína,...

Veja também