55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, abril 15, 2026

Município de Araguaína começa vacinação antirrábica nos setores

baefdc5f-4aa7-4011-b833-ba9be543a94c - CopiaA primeira etapa da vacinação será nas próprias residências, onde equipes de agentes de endemias vacinarão cães e gatos
A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, começa amanhã, 20, a vacinação antirrábica nos setores. Sete equipes visitarão as residências e vão vacinar cães e gatos, a partir de três meses de idade. O Dia D de Vacinação canina e felina será dia 27 de fevereiro, em postos espalhados por todo Município.
 
A meta da Prefeitura é vacinar aproximadamente 18.795 mil animais entre cães e gatos nas zonas urbana e rural. A novidade este ano é que a campanha iniciará antes do Dia D. “Foram escolhidos 17 bairros mais afastados do Centro, onde nossos agentes de combate a endemias farão a vacinação casa a casa”, explicou a médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Luciana Coelho Gomes.
 
A veterinária destaca que a vacinação nas zonas urbana e rural faz parte das estratégias para vigilância da doença, evitando assim o aparecimento de casos tanto em humanos quanto em animais. “A atenção maior é voltada pra cães e gatos por serem animais que convivem de forma mais estreita com humanos (animais de companhia)”, completou.  
 
Município livre da doença
A raiva é uma zoonose neurológica que não tem cura, com letalidade de 100%. Com dados da Superintendência em Vigilância em Saúde, o Município de Araguaína está livre desta doença, há mais de 10 anos e neste período não registrou nenhum caso nem em humanos nem em animais (cães e gatos).
 
Setores
A vacinação começa amanhã no Setor Novo Horizonte, às 8 horas e segue também no período vespertino, a partir das 14 horas. Os outros bairros que vão receber as equipes são: Ponte, Nova Araguaína, Bairro de Fátima, Xixebal, Monte Sinal, Vila Azul, Itatiaia, Barros, Jardim Belo, Lago Sul, Jardim dos Ipês I e II, Barra da Grota, Parque Bom Viver, Parque do Lago.

Últimas Notícias

TCE aponta divergência de R$ 20 milhões no FUNDEB em Araguaína e amplia investigação

ARAGUAÍNA (TO) | Quarta-feira, 15 de abril de 2026...

Pedido de vista adia votação da PEC do fim da 6×1 na CCJ da Câmara

Um pedido de vista coletivo feito pelas lideranças do...

Com agenda lotada pelo interior, Lucas Campelo consolida base eleitoral dentro e fora de Araguaína

O vereador Lucas Campelo, de Araguaína, vive nos últimos...

Número de eleitores acima de 60 anos dispara e já representa quase 1 em cada 4 votantes

Um levantamento realizado pela Nexus-Pesquisa e Inteligência de Dados...

Veja também