Quarta-feira, 21 de outubro de 2026 21/10 Araguaína · TO 32°33° / 23°
Política

Vicentinho Júnior propõe Casas TEA e apoio a mães de filhos com deficiência

Vicentinho Júnior propõe Casas TEA e apoio a mães de filhos com deficiência
Divulgação

Propostas incluem programa social para mães cuidadoras, rede de atendimento ao autismo e contratação de professores mediadores na rede estadual.

Por Redação

Cuidar de um filho com deficiência pode exigir uma rotina intensa de consultas, terapias e acompanhamento. Para apoiar as mães nessa jornada, o plano de governo de Vicentinho Júnior prevê suporte financeiro, institucional e profissional, além de proteção especial a mulheres e meninas com deficiência.

Publicidade

A proposta integra o eixo de Proteção e Promoção da Mulher e estabelece apoio financeiro por meio de programa social. O objetivo é fortalecer a proteção social e as políticas de cuidado, reconhecendo também as necessidades de quem assume diariamente essa responsabilidade.

Também está prevista a criação de uma rede de Casas TEA, com construção ou locação de espaços para atendimento relacionado ao Transtorno do Espectro Autista. A iniciativa tem como finalidade oferecer suporte às mães e aos jovens, ampliando a estrutura de acolhimento no estado.

Na educação, o plano propõe contratação e formação contínua de professores auxiliares e mediadores para estudantes com autismo e outras deficiências na rede estadual. A medida busca fortalecer a inclusão e criar melhores condições para a aprendizagem.

As propostas aproximam assistência social, atendimento especializado e educação inclusiva. Para as mães cuidadoras, essa rede pode representar apoio na rotina e melhores condições para conciliar o cuidado dos filhos com a própria saúde, o trabalho e os projetos pessoais.

Notícias relacionadas