domingo, outubro 26, 2025
55.3 F
Nova Iorque
domingo, outubro 26, 2025

Governo vai investir R$ 1 mi na reforma do Parque do Cantão e construção de espaço para divulgar unidades de conservação

O governo do Estado vai reformar a infraestrutura do Parque Estadual do Cantão (PEC) e construir o Centro de Divulgação das Unidades de Conservação. As obras serão realizadas com recursos decorrentes da medida compensatória ambiental, no valor de R$ 1,03 milhão, em função da construção da Ponte Imigrantes Nordestinos Padre Cícero José de Sousa, que liga os municípios Lajeado e Miracema.

 O Parque Estadual do Cantão tem mais de 90 mil hectares e foi criado em 1998, abrangendo os municípios de Caseara e Pium. Já o Centro de Divulgação das Unidades de Conservação será construído em Palmas, no centro Agrotecnológico do Tocantins (Agrotins).

Conforme o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Stalin Júnior, a necessidade de reforma da infraestrutura do Cantão se deve a um incêndio criminoso que ocorreu em 2012. “Com esse recurso, iremos reformar toda a estrutura física que foi incendiada como, por exemplo, a garagem, alojamento, píer, rampa, guarita, centro de visitação e casa da gerência para, assim, proporcionar melhores condições para os pesquisadores e turistas que frequentam ou querem conhecer o local”, explicou.

De acordo com Stalin Jr., o Centro de Divulgação das Unidades de Conservação tem a finalidade de diminuir os custos com estandes que são montados durante a exposição e que são utilizados para apresentar e divulgar as Unidades de Conservação do Estado, como também, para o Naturatins ter um local definitivo dentro da feira.

Recurso

A medida compensatória foi estabelecida pelo impacto ambiental causado sobre o meio ambiente durante a construção da ponte sobre o Rio Tocantins que liga Lajeado a Miracema. O Termo de Compromisso foi celebrado entre o Naturatins e a Agência de Máquinas e Transporte (Agetrans) no dia 26 de maio objetivando o cumprimento da compensação ambiental instituída através do decreto nº 4.340, de 22 de agosto de 2002, que estabelece a exigência do empreendedor apoiar a implantação e manutenção de Unidades de Conservação no caso de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental.

Cantão

O Parque Estadual do Cantão é formado pelos biomas cerrado e floresta amazônico, com elementos representativos do pantanal, sendo esta uma região de elevado interesse científico, tecnológico, econômico e social. Para visitar o parque e fazer trilhas ecológicas, que podem ser feitas por terra ou por água, observação da fauna e da flora é necessário agendar com a gerência através do telefone (63) 3379-1438.

Shara Rezende/ ATN

Últimas Notícias

Aleto transfere ponto facultativo do Dia do Servidor Público para 31 de outubro

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) informa que foi...

Alexandre Guimarães defende crescimento sustentável na Comissão de Desenvolvimento Econômico

O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) conduziu os trabalhos da Comissão de...

Mais de 200 mil descargas atmosféricas já foram registradas no Tocantins em outubro

Pouco mais de um mês se passou desde o...

Caso clínico de onça-parda operada na UFNT é referência inédita na medicina veterinária brasileira

Araguaína (TO) — Um caso raro de sucesso na medicina...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.