55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, dezembro 3, 2025

Operação apura fraude em licitações e desvio da merenda escolar em Alvorada

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da Divisão Especializada de Repressão à Corrupção (Decor), deflagrou nesta quarta-feira, 3 de dezembro, a Operação Banquete de Cinzas, destinada a apurar um esquema de direcionamento de licitações e desvio de recursos públicos destinados à merenda escolar no município de Alvorada.

A ação contou com a participação de 49 policiais civis, envolvendo equipes da Decor, da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) e de outras unidades de apoio operacional. Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Palmas, Gurupi, Nova Rosalândia e Alvorada, alcançando residências e sedes de empresas investigadas.

As investigações apontam que os investigados teriam atuado em irregularidades relacionadas a recursos do Fundo Municipal de Educação, especificamente destinados ao fornecimento de gêneros alimentícios para a merenda escolar. O possível dano ao erário é estimado em até R$ 4 milhões, valor correspondente aos contratos sob apuração.

Durante o cumprimento dos mandados de busca, um dos investigados tentou destruir o aparelho celular e por isso foi preso em flagrante. Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

O nome “Banquete de Cinzas” faz referência simbólica ao desvio da merenda que deveria garantir alimentação adequada a crianças e estudantes, mas que, segundo as suspeitas, teria sido “consumida” pela corrupção.

João Guilherme Lobasz/Governo do Tocantins

Últimas Notícias

Laurez autoriza fase final do novo câmpus da Unitins no Bico do Papagaio

Em um marco para o avanço do ensino superior...

Tocantins pode ser afetado: licenciamento alterado preocupa União Europeia, afirma Marina Silva

A derrubada de 52 vetos do presidente Lula (PT)...

Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou nesta segunda-feira (1º) a resolução...

José Bonifácio, ex-senador e liderança histórica do Tocantins, morre aos 74 anos

O Tocantins perdeu nesta segunda-feira (1º) uma de suas...

Veja também