sexta-feira, setembro 5, 2025

Piso salarial dos professores terá 13,01% de reajuste

Piso salarial dos professores terá 13,01% de reajuste e passará a valer R$ 1.917,78

Terça-feira, 06 de janeiro de 2015 – 18:51
 O piso salarial do magistério será reajustado em 13,01%, conforme determina o artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. O novo valor será de R$ 1.917,78 e passa a valer a partir deste mês. Nos últimos dias, o ministro da Educação, Cid Gomes, reuniu-se com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

O piso salarial do magistério foi criado em cumprimento ao que estabelece a Constituição Federal, no artigo 60, inciso III, alínea e, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias:

“Art. 60. Até o 14º (décimo quarto) ano a partir da promulgação desta emenda constitucional, os estados, o Distrito Federal e os municípios destinarão parte dos recursos a que se refere o caput do art. 212 da Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento da educação básica e à remuneração condigna dos trabalhadores da educação, respeitadas as seguintes disposições:

(…)

III — observadas as garantias estabelecidas nos incisos I, II, III e IV do caput do art. 208 da Constituição Federal e as metas de universalização da educação básica estabelecidas no Plano Nacional de Educação, a lei disporá sobre:

(…)

e) prazo para fixar, em lei específica, piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica; (…).”

Esse dispositivo constitucional foi regulamentado pela Lei nº 11.738/2008. Conforme a legislação vigente, a correção do piso reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Assessoria de Comunicação Social

Últimas notícias

Escolas estaduais se preparam para o Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro em Palmas

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de...

Laurez Moreira exonera secretariado após assumir governo do Tocantins

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD),...

Câmara aprova projeto que proíbe cobrança para sindicatos na folha de aposentados do INSS

A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (3), um...

Vice-governador Laurez Moreira assume governo do Tocantins interinamente

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira (PDT), assumiu interinamente...

Procon Tocantins encontra variação de até 140% nos preços de cesta básica em Paraíso

O Procon Tocantins realizou nesta terça-feira, 02, uma pesquisa...

Artigos Relacionados

Categorias populares