Programa inovador é desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação do Governo do Tocantins

Com o objetivo de tornar as informações mais ágeis e acessíveis aos produtores rurais, bem como a toda comunidade, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), por meio da Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI), trabalha na implementação do Projeto Tocantins Inteligência Artificial (TIA).

A ferramenta faz parte de um pacote de ações que vêm sendo executadas pelo órgão rural dentro do programa Ater 4.0 (Assistência Técnica e Extensão Rural Digital), que busca fortalecer a estrutura tecnológica para uma assessoria técnica com mais eficiência e qualidade.

De acordo com engenheiro agrônomo, Marcos Barbosa e Souza, um dos responsáveis pela execução da TIA no Ruraltins, o sistema digital será um canal de diálogo direto com o usuário e comportará uma base de dados sobre os serviços prestados visando melhorar o atendimento ao público alvo.

“A TIA é um programa inovador desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação do Governo do Tocantins, que reúne dados disponíveis 24 horas por dia, para acesso de qualquer lugar, pela internet. O Ruraltins será piloto dessa iniciativa, que chega para facilitar a vida do cidadão que precisa de agilidade na informação”, frisa.

O engenheiro ressalta ainda que o sistema em breve estará em uso, trazendo uma interface de fácil acesso, desburocratizando assim o atendimento.

“A TIA será uma atendente virtual, que por meio de uma caixa de diálogo, responderá as informações solicitadas sobre os nossos serviços desenvolvidos em todo Tocantins. Esse projeto será expandido posteriormente para todas as pastas do Governo, por meio da Agência de Tecnologia da Informação”, finaliza Marcos Barbosa.

Por Lúcia Brito/Governo do Tocantins