quinta-feira, outubro 16, 2025

MPF pede anulação da condenação de Lula no caso do sítio de Atibaia

O Ministério Público Federal (MPF), através do procurar Maurício Gerum, se posicionou a favor da anulação do processo que condenou o ex-presidente Lula no caso do sítio de Atibaia-SP.

Caso o pedido seja aceito pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região, em que atua Gerum, o caso voltará para a primeira instância, na fase de alegações finais.

Gerum argumenta em seu pedido que recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que anularam casos da Lava Jato abrem precedentes que cabem na situação do ex-presidente.

Decisões recentes do STF apontaram para a anulação de casos da Lava Jato baseando-se no princípio constitucional de ampla defesa. Para eles, os casos com delatores devem incluir a defesa dos delatados por último, ao contrário da atuação da Lava Jato.

A primeira decisão desse tipo no STF aconteceu em 27 de agosto deste ano e tratou da condenação do ex-presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine.

Para o procurador Gerum, a anulação agora pode evitar futuras alegações de nulidade para manter a coerência do sistema jurídico.

Segundo publicou o jornal Folha de São Paulo, a defesa de Lula tentará a suspensão da análise pois acredita que o processo deva ser completamente anulado.

Lula está preso desde abril de 2018 após condenação em outro caso em segunda instância, que ficou conhecido como o do tríplex no Guarujá-SP.

Fonte: sputniknews

 

Últimas notícias

Seis em cada dez brasileiros afirmam nunca ter desmatado, revela pesquisa nacional

Uma pesquisa recente sobre consciência ambiental revelou que 60%...

MPTO recomenda regularização dos serviços de radiologia do Hospital Regional de Gurupi

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da...

Oposição aponta influência de Irajá em demissões no Estado e diz que “vontade do povo não está prevalecendo”

A oposição ao governo Laurez Moreira tem acompanhado com...

Senadora Dorinha some dos noticiários políticos em meio a pré-campanha ao governo do Tocantins

A senadora Dorinha Seabra (União Brasil), nome já colocado...

Artigos Relacionados

Categorias populares