terça-feira, março 3, 2026

55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, março 3, 2026

Produtores de Palmeirante recebem evento sobre seringueira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro),promove nesta quarta-feira, 18, uma reunião técnica do Programa Eco Seringueira, para incentivar o plantio da cultura no Tocantins. O evento será no município de Palmeirante, distante 329 km de Palmas.

A atividade acontece na Câmara de vereadores da cidade, a partir das 15h30, com palestras sobre o Programa Eco Seringueira, Manejo do solo para implantação e condução do seringal, Linhas de crédito para a cultura, e ainda Assistência técnica voltada para os heveicultores. A expectativa da organização é que 60 pessoas participem do evento.

De acordo com o diretor de Agroenergia e Florestas Plantadas da Seagro, Sales Couto, a intenção é levar ao município a oportunidade de produzir uma nova cultura. “A região de Palmeirante tem um grande potencial para o plantio da seringueira, que é uma ótima opção para o pequeno produtor. Dois hectares plantados podem render até Rudo.500,00 (mil e quinhentos reais por mês), durante um período de 40 anos”, explica Couto.   

 Mercado

 O látex, ou borracha natural, é obtido a partir de seringueiras e tem mercado garantido. Produtores fazem a extração e as empresas vão até o local buscar o material. Em 2011, a área plantada de seringueira no Estado era de 1.840 ha, enquanto em 2013, estudos preliminares indicam uma área de 6.825 ha, o que significa um crescimento de 270%, em dois anos.

Revisão: Fernanda Menta 

Jakelyne Monteiro

Mais recente

Em tratamento de saúde, vice-prefeito de Wanderlândia projeta 2026 e exalta gestão de Wanderlei Barbosa no Tocantins

O vice-prefeito de Wanderlândia, conhecido popularmente como Padeirinho, recebeu...

Fé, cultura e resistência marcam o 3º Presente de Iemanjá na Praia da Graciosa

Ao som dos atabaques, sob o brilho do sol...

Moraes nega prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro

Para ministro, instalações da Papudinha oferecem atendimento adequado O ministro...

Veja também