55.3 F
Nova Iorque
sábado, fevereiro 21, 2026

Temer facilita privatização da Eletrobras

Na quinta-feira (28), o presidente Michel Temer assinou medida provisória (MP) nº 814 que permite que a Eletrobras seja privatizada.

A medida defendida pelo presidente e divulgada no Diário Oficial da União na sexta-feira (29), altera a Lei 10.848/2004. A lei fora sancionada anteriormente pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, retirando a Eletrobras de um programa de privatizações criado pelo também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Não é a primeira vez que Temer edita uma MP para fins de facilitar uma possível privatização da empresa. Em junho de 2016 o presidente apresentou a MP 735, convertida na Lei 13.360/16 pelo Congresso Nacional. A lei facilitou mudança de controle sobre ativos da empresa, além de facilitar privatizações de distribuidoras da Eletrobras.

Em agosto de 2017, o governo anunciou a intenção de privatizar a empresa estatal brasileira. Já em novembro, um documento do Ministério de Minas e Energia apresentou formas para realizar a transação, o que deve ser enviado ao Congresso em 2018.

Um terço da energia elétrica produzida no Brasil é gerada pela Eletrobras. A empresa estatal tem um valor estimado de R$ 46,2 bilhões em patrimônio e valor total de R$ 170,5 bilhões.

br.sputniknews.com

Últimas Notícias

Prefeito de Araguanã celebra 35 anos da cidade com antecipação salarial e agenda esportiva

Em meio às comemorações pelos 35 anos de emancipação...

Araguanã 35 anos: Jorge Frederico celebra parceria com prefeito Max Barbosa e anuncia novos investimentos

Durante as celebrações do 35º aniversário de emancipação política...

Eduardo do Dertins celebra 35 anos de Araguanã e reforça aliança com prefeito Max Barbosa

O município de Araguanã celebrou, nesta sexta-feira (20), seu...

Veja também