55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, fevereiro 6, 2026

STF suspende acordo da Lava Jato com EUA

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu suspender nesta sexta-feira o acordo entre a força-tarefa da Operação Lava Jato e o governo dos Estados Unidos para ressarcimento dos prejuízos causados a investidores norte-americanos em casos de corrupção da Petrobras, informou Agência Brasil.

O ministro também bloqueou valores depositados em uma conta judicial vinculada à 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, sem divulgar o montante. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, foi a autora do pedido de suspensão do acordo, no qual deu entrada na terça-feira.

Pelos termos do acordo, parte da multa, de aproximadamente R$ 2 bilhões, seria enviada para uma fundação de interesse social, a ser criada pela força-tarefa, que também faria a gestão dos recursos.

Dodge argumentou que o Ministério Público Federal (MPF) não tem poderes para gerir recursos, e a Justiça Federal não tem competência para homologar o acordo.

Moraes entendeu que a PGR tem a prorrogativa para atuar nesses casos. Além disso, o ministro disse que o acordo não estabeleceu que os recursos deveriam ser depositados em um fundo, informou Agência Brasil. 

Últimas Notícias

Dino suspende verbas indenizatórias e reforça pedido de veto a projetos

Dez organizações da sociedade civil enviaram ao presidente Luiz...

CNI: faturamento da indústria fica estagnado em 2025

Pressionado pela desaceleração da economia, o faturamento da indústria...

Produtores discutem cenário internacional do agro e estratégias para 2026 em Palmas

Evento reuniu produtores, empresários e especialistas para discutir mercado...

Visita de Camilo Santana a Araguaína reforça expansão da educação superior no Tocantins

Em entrevista exclusiva ao jornalista Geovane Oliveira, do Portal...

Veja também