55.3 F
Nova Iorque
sábado, maio 16, 2026

Soja tocantinense alcança dois milhões de toneladas, aponta Conab

Um novo marco é conquistado na produção de soja no Tocantins. O Estado deve ultrapassar dois milhões de toneladas da oleaginosa na safra 2013/2014. Os dados são do nono levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que aponta uma estimativa de crescimento de 37,4% na produção de soja, alcançando 2,11 milhões de toneladas, contra 1.536,44 milhão de toneladas na safra 2012/2013.

Na safra atual, a área plantada de soja também cresceu de 549 mil hectares para 741,07 mil hectares, um aumento de 34,8%, em relação à safra passada. Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Genebaldo Barbosa, esse crescimento da produção de soja é gradativo. “Se esta estimativa de crescimento permanecer nas próximas duas safras, a produção no Tocantins poderá alcançar os quatro milhões de toneladas de soja”, estimou.

A produção de milho é outro grão em crescimento e confirmado na estimativa da Conab. Na safra anterior teve uma área plantada de 96,23 mil hectares, saltando para 151,02 mil hectares, um crescimento de 58% na safra 2013/2014. A produção cresceu de 448 mil toneladas para 694,38 mil toneladas de milho.

Para o secretário da Agricultura e Pecuária (Seagro), Júnior Marzola, esses números expressivos são decorrentes de fatores atraentes para a produção de grãos no Tocantins. “O Tocantins é privilegiado em diversos aspectos relacionados a clima favorável, chuvas definidas, logística estruturada para os principais portos e solos apropriados para o cultivo de grãos”, disse, acrescentando que os produtores do Estado estão se estruturando para aumentar a capacidade de armazenamento dos grãos.

Dados

Na Região Norte, o Tocantins ocupa o primeiro lugar na produção de soja e a 8ª posição em relação aos outros estados do País.

Revisão: Andressa Figueiredo

Últimas Notícias

Com Lucas Campelo, Marcus Marcelo reforça responsabilidade com Araguaína

Evento reuniu lideranças que lembraram da importância da sintonia,...

Financiamento coletivo para campanhas das Eleições 2026 já pode ser realizado

Modalidade pode ser utilizada por pessoas interessadas em disputar...

Vicentinho e Amélio convidam tocantinenses para, juntos, construírem “nova história no Estado”

Evento nesta sexta reúne lideranças nacionais e locais em...

Veja também