quinta-feira, setembro 18, 2025

Soja tocantinense alcança dois milhões de toneladas, aponta Conab

Um novo marco é conquistado na produção de soja no Tocantins. O Estado deve ultrapassar dois milhões de toneladas da oleaginosa na safra 2013/2014. Os dados são do nono levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que aponta uma estimativa de crescimento de 37,4% na produção de soja, alcançando 2,11 milhões de toneladas, contra 1.536,44 milhão de toneladas na safra 2012/2013.

Na safra atual, a área plantada de soja também cresceu de 549 mil hectares para 741,07 mil hectares, um aumento de 34,8%, em relação à safra passada. Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Genebaldo Barbosa, esse crescimento da produção de soja é gradativo. “Se esta estimativa de crescimento permanecer nas próximas duas safras, a produção no Tocantins poderá alcançar os quatro milhões de toneladas de soja”, estimou.

A produção de milho é outro grão em crescimento e confirmado na estimativa da Conab. Na safra anterior teve uma área plantada de 96,23 mil hectares, saltando para 151,02 mil hectares, um crescimento de 58% na safra 2013/2014. A produção cresceu de 448 mil toneladas para 694,38 mil toneladas de milho.

Para o secretário da Agricultura e Pecuária (Seagro), Júnior Marzola, esses números expressivos são decorrentes de fatores atraentes para a produção de grãos no Tocantins. “O Tocantins é privilegiado em diversos aspectos relacionados a clima favorável, chuvas definidas, logística estruturada para os principais portos e solos apropriados para o cultivo de grãos”, disse, acrescentando que os produtores do Estado estão se estruturando para aumentar a capacidade de armazenamento dos grãos.

Dados

Na Região Norte, o Tocantins ocupa o primeiro lugar na produção de soja e a 8ª posição em relação aos outros estados do País.

Revisão: Andressa Figueiredo

Últimas notícias

PEC da Blindagem: Deputados do Tocantins votam para se proteger da Justiça e revoltam a população

Brasília ferveu nesta terça-feira (16)! Em uma votação histórica...

PF deflagra segunda fase da Operação Pacto de Concreto em Porto Nacional

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (17), a...

Mesa Diretora da Aleto envia projeto da LDO 2026 para a Comissão de Finanças

Primeira proposta enviada à Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto)...

PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta...

Prefeito e Câmara em Guerra Aberta em Colinas após Vídeo com Ameaça Velada

A já conturbada relação entre o Prefeito de Colinas,...

Artigos Relacionados

Categorias populares