55.3 F
Nova Iorque
sábado, novembro 8, 2025

PF prende suspeitos de golpes contra a Caixa Econômica Federal usando documentos falsos

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (2), a Operação Principalem, cumprindo um mandado de prisão preventiva e um de busca e apreensão contra integrantes de uma organização suspeita de aplicar golpes contra a Caixa Econômica Federal. A ação, autorizada pela 4ª Vara da Justiça Federal em Palmas, visa desarticular um esquema que fraudava correntistas usando documentos falsos para realizar saques e compras com o dinheiro das vítimas.

De acordo com as investigações, os criminosos se passavam por clientes legítimos, alteravam senhas de contas bancárias e desviavam valores. O principal alvo da operação é o mandante do esquema, que recrutava pessoas em situação de vulnerabilidade social – incluindo usuários de drogas – para comparecerem a agências da Caixa e apresentarem documentos falsos, cadastrando novas senhas.

Segundo a PF, os recrutados recebiam pequenos valores pela participação no golpe, enquanto o líder do esquema ficava com a maior parte do dinheiro. O suspeito tentava se manter oculto, cooptando terceiros para executar as fraudes, dificultando sua identificação direta.

Os investigados poderão responder pelos crimes de uso de documento falso e estelionato majorado, com penas que, somadas, podem chegar a 11 anos de prisão.

Caixa Econômica Federal não se pronunciou

Questionada sobre a operação, a Caixa Econômica Federal não se manifestou até o fechamento desta matéria. A PF também não divulgou os nomes dos suspeitos, preservando os detalhes das investigações.

A operação foi batizada de “Principalem” – termo em latim que significa “mandante” –, justamente pela intenção de atingir o cérebre do esquema. A PF reforça que as medidas cautelares buscam coibir novos crimes e responsabilizar os envolvidos.

Geovane Oliveira, Com informações da Polícia Federal.

Últimas Notícias

Operação CX fecha fábrica clandestina e apreende dezenas de litros de bebidas alcoólicas irregulares em Combinado

Uma fábrica clandestina de cachaça foi fechada e dezenas...

STF forma maioria para manter condenação de Bolsonaro e aliados

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou...

COP30: Lula se reúne com líderes da Alemanha, Portugal e Moçambique

Após se reunir com os presidente da França, Emmanuel...

Veja também