55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, dezembro 17, 2025

O governo grego apresentará hoje (19) pedido de “prolongamento do crédito” aos parceiros europeus, iniciativa que era prevista para ter ocorrido nessa quarta-feira (18).

0,,18261244_303,00Segundo o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, que falou ontem na saída do Parlamento após a eleição do novo presidente da República, Prokopis Pavlopoulos, Atenas vai solicitar a extensão do crédito, em termos que satisfaçam os parceiros europeus e a própria Grécia.

Em menos de uma semana, o grupo formado por ministros da área de finanças dos países da zona do euro (Eurogrupo) reuniu-se por duas vezes em Bruxelas para encontrar uma solução para a Grécia, mas os dois encontros acabaram sem acordo. O atual programa de assistência financeira ao país termina no fim deste mês.

Um porta-voz do Ministério das Finanças alemão reiterou na quarta-feira que a extensão da assistência financeira à Grécia exige a apresentação de um pedido de prolongamento do “atual programa de resgate” e o cumprimento das condições e reformas que tinham sido assumidas como compromisso.

A Grécia está sob assistência financeira desde 2010 e recebeu dois empréstimos dos parceiros europeus e do Fundo Monetário Internacional totalizando 240 bilhões de euros em troca de duras medidas de austeridade.

Da Agência Lusa

 

 

Últimas Notícias

Lula pode não participar da inauguração da Ponte JK entre Tocantins e Maranhão

De acordo com informações de lideranças do alto escalão...

Operação Matusalém prende suspeitos de golpes contra idosos em Campos Lindos

Na última segunda-feira, 15, a Polícia Civil do Tocantins,...

Wanderlei Barbosa autoriza pagamento do PCCR e mais de 1,3 mil progressões

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou nesta segunda-feira,...

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Veja também