55.3 F
Nova Iorque
domingo, dezembro 14, 2025

MP que cria 47 novos cargos na Unitins é enviada para CCJ

Foi encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na sessão matutina desta quarta-feira, dia 2, uma Medida Provisória que trata da criação de 47 novos empregos de provimento em comissão na estrutura operacional da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). Tramita também na CCJ a medida provisória que dispõe sobre a revisão geral anual dos servidores da Unitins.

A alteração da lei que institui o plano de empregos, carreiras e salários da Unitins, com a criação de 47 novos cargos em comissão, pretende suprir a demanda dos campi em instalação nas cidades de Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. Já a reposição salarial de 7,08% destinada aos servidores efetivos da universidade é referente à aplicação do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), acumulado nos meses de março de 2013 a abril de 2014.

Além das medidas, o Governo submeteu à análise dos deputados o projeto que dispõe sobre os critérios de distribuição das parcelas municipais sobre o imposto de circulação de mercadorias e serviços (ICMS) para o setor de transporte interestadual e intermunicipal, de comunicação, e sobre compensação recebida em transferência da União destinada aos municípios.

O projeto também disciplina os critérios de distribuição das parcelas municipais do ICMS, aferindo ao Índice de Participação dos Municípios (IPM). A proposta ainda estabelece mecanismos de cálculo e institui o Conselho Especial para Elaboração do Índice de IPM.

Outros projetos também tramitam nas comissões. Um deles, de autoria do Ministério Público Estadual (MPE), altera lei complementar estadual que dispõe sobre a criação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). Outro, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), propõe a alteração da nomenclatura dos cargos de analista de controle externo e de auditor, ambos do TCE, além de dispor sobre política de indenização pelo exercício de funções de controle externo e administrativo ou de representação, de caráter temporário ou eventual, de membros do Tribunal de Contas. (Maisa Medeiros)

Últimas Notícias

Deputado Amélio celebra retomada das obras de creche em São Miguel do Tocantins

Nesta sexta-feira, 12, o presidente da Assembleia Legislativa do...

PL da Dosimetria beneficia criminosos comuns, dizem especialistas

O projeto de lei (PL) da Dosimetria reduz o...

STF mantém governador no cargo e Wanderlei Barbosa divulga nota oficial sobre a decisão

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, divulgou na noite...

TJTO absolve o ex-prefeito Sebastião de Gois Barros ao revisar condenação por improbidade administrativa

Com a atuação do advogado Wanderson Ferreira, de Araguaína,...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.