55.3 F
Nova Iorque
quinta-feira, agosto 27, 2026

Israel e palestinos concordam com novo cessar-fogo em Gaza

GAZA/CAIRO (Reuters) – Israel e palestinos concordaram neste domingo com uma proposta do Egito de um cessar-fogo de 72 horas em Gaza com início às 21h00 GMT (18h00 de Brasília), disseram líderes de ambos os lados.

“Israel aceitou a proposta do Egito”, disse uma autoridade israelense, acrescentando que os negociadores israelenses retornariam ao Cairo na segunda-feira para retomar negociações indiretas com os palestinos caso a trégua seja respeitada.

A equipe israelense voou de volta para o país na sexta-feira antes de um cessar-fogo anterior de três dias expirar, e as hostilidades no conflito, que já dura um mês, reiniciarem.

Um porta-voz do Hamas disse que as facções palestinas aceitaram o chamado egípcio e que as conversas no Cairo vão continuar.

Em comunicado, o ministro das Relações Exteriores egípcio pediu que “os dois lados explorem essa trégua para retomar negociações indiretas imediatamente e trabalhem rumo a um acordo de cessar-fogo compreensivo e duradouro”.

Mais cedo, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que “Israel não irá negociar sob fogo” e alertou sobre uma prolongada campanha militar israelense na Faixa de Gaza se os foguetes continuarem.

O Hamas exigiu o fim do bloqueio israelense e egípcio no território e a abertura do porto de Gaza — um projeto que Israel diz que só deveria ser abordado em futuras conversas sobre um acordo permanente de paz com os palestinos.

Os ataques aéreos israelenses e bombardeios neste domigno mataram cinco palestinos em Gaza, incluindo um menino de 14 anos e uma mulher, disseram médicos, no terceiro dia de retomada das agressões.

Desde que o cessar-fogo anterior expirou, os foguetes palestinos tiveram como alvo kibutz israelenses, ou fazendas coletivas, perto da fronteira, no que aparenta ser uma estratégia para diminuir o moral do Estado judeu sem acarretar em mais uma invasão por terra na Faixa de Gaza. 

 

Últimas Notícias

Debate acirrado na Fieto expõe divergências entre os candidatos ao governo do Tocantins

Encontro, realizado nesta quinta-feira (27) na sede da federação,...

Procuradorias em Araguaína entram na mira do MP sob risco de ação civil pública

O Ministério Público do Tocantins recomendou que a Prefeitura...

Com apoio regional consolidado, Madruga leva multidão às ruas de Wanderlândia

Uma megacarreata seguida de comício marcou a noite desta...

Veja também