100%
Com você
terça-feira, outubro 21, 2025
100%
Com você

Em Palmas, SSP/TO conclui Curso de Agente Comunitário de Segurança para moradores da região das Arnes

Foi concluído na última sexta-feira, 7, o Curso de Agente Comunitário de Segurança (CACS), realizado pela Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), por meio da Diretoria de Polícia Comunitária, para os moradores da região das Arnes, na Capital. Com carga horária de 8 horas, o curso teve como objetivo capacitar os participantes a fortalecerem a segurança local, promovendo uma colaboração mais eficaz entre a comunidade e as forças de segurança.

O curso foi realizado no Colégio Militar Senador Luiz Antônio Maya, Unidade II, e contou com a presença de moradores da região, que participaram ativamente das aulas nos dias 6 e 7 de fevereiro.

Durante os dois dias de formação, os participantes foram orientados sobre diversos temas relacionados à segurança pública, incluindo as atribuições das polícias, canais de comunicação com as forças de segurança, os princípios da abordagem policial, o reconhecimento de situações suspeitas e a atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança e Defesa Social (Consegs).

O diretor de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa, destacou a importância da realização do curso na promoção do fortalecimento da parceria entre a comunidade e a polícia. “Com este curso, buscamos fortalecer a parceria entre a comunidade e a polícia, promovendo um ambiente mais seguro para todos. Dessa forma, estreitamos os laços entre a população e a segurança pública, tornando essa relação mais colaborativa e eficaz”, afirma.

Maria de Jesus Barros, moradora da quadra Arne 63  (506 N) e participante do curso, enfatizou a importância da realização da capacitação na região, em prol da construção de uma comunidade mais segura e unida. “Eu acho muito importante, porque estamos tendo uma visão de conhecimentos que a gente não imaginava. E o curso serve para trazer essa imagem da polícia mais humanizada, isso traz importância para a segurança das nossas quadras. Além disso, a sociedade em conjunto com a polícia faz toda a diferença”, informa.

A delegada Cinthia Paula de Lima, integrante da diretoria da Polícia Comunitária, destacou a importância da parceria com a comunidade. “Percebemos as mudanças que essa integração proporciona e acreditamos fortemente no trabalho dos Conselhos”, destaca.

Com a conclusão do curso, a próxima etapa será a implantação do Conseg por meio da eleição e posse dos membros. A ação estratégica visa fortalecer a segurança pública de forma colaborativa e integrada, sendo fundamental a participação dos moradores da região nas iniciativas.

Conesg

O Conseg é composto por cidadãos e líderes comunitários que se reúnem voluntariamente para tratar dos problemas de segurança da comunidade. A iniciativa é financiada com recursos públicos e privados e desenvolve atividades em várias áreas, com destaque para o videomonitoramento urbano, que visa prevenir e investigar crimes patrimoniais, especialmente roubos e furtos.

Hiago Muniz/Governo do Tocantins

Últimas notícias

Câmara de Araguaína tem quase 300 servidores; 37 são temporários

A Câmara Municipal de Araguaína mantém 285 servidores ativos,...

EXATO 2025/2 mobiliza mais de 12 mil candidatos em todo o Tocantins

Durante este domingo, (19), milhares de futuros acadêmicos do...

Após aposentadoria de Barroso, Nunes Marques assume relatoria do caso Wanderlei Barbosa no STF

A defesa do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, protocolou...

STF derruba decisão que autoriza enfermeiros a fazer aborto legal

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta segunda-feira (20) placar...

Jorge Frederico chama Vicentinho Júnior de “futuro senador” durante agenda no norte do Tocantins

O deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) destacou neste fim...

Artigos Relacionados

Categorias populares