55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, janeiro 27, 2026

Desembargador Gadotti assume presidência do Conselho Institucional e Acadêmico da Esmat

posseesmat01O Vice Presidente do TJTO, desembargador Luis Aparecido Gadotti, cumprimento dispositivo regimental, assumiu no final da tarde desta terça-feira, 03/02, a presidência do Conselho Institucional e Acadêmico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Tocantins – Esmat. Juntamente com o desembargador tomaram posse como membros do Conselho, o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins – Asmeto, juiz Gerson Fernandes Azevedo, e o Diretor Geral do TJTO, Francisco Cardoso. A composição da diretoria da Esmat para o biênio 2015/2017 ficou completa com a pose dos juízes José Ribamar Menezes e Océlio Nobre da Silva, como 2º e 3º diretor adjunto, respectivamente.

 Parceria OAB e Esmat

Na ocasião foi assinado o Termo de Cooperação Acadêmica e Científica entre Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins (OAB/TO) e a Esmat, com a interveniência da Escola Superior da Advocacia (ESA/TO) e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO). O termo prevê a cooperação entre ambas as instituições em áreas de mútuo interesse, através de intercâmbio de docentes e pesquisadores; implementação de projetos conjuntos de pesquisa; promoção de eventos científicos, sociais e culturais; intercâmbio de informações e publicações acadêmicas; programas para realizar estudos de pós-graduação lato sensu e strictu sensu; intercâmbio de informação relativa a suas organizações, estruturas e funcionamento; institucionalização de grupos de estudo na área de direito; e participação em cursos, congressos ou outros eventos educacionais.

O representante da OAB/TO Rubens Dario Lima Câmara, Vice Presidente da entidade, agradeceu o empenho do Diretor Geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, para a concretização do termo de cooperação técnica e acadêmica entre as duas instituições, e ao presidente do TJTO, desembargador Ronaldo Eurípedes, “que já começa a sua gestão promovendo esta harmonia entre o sistema judicial”. Para Ruben Dario, participar de um projeto desta envergadura com a Esmat é muito importante e motivo de orgulho para a advocacia, “pela sua credibilidade, que já se tornou uma marca do Poder Judiciário”.

O desembargador Marco Villas Boas afirma que o principal objetivo é integrar a comunidade jurídica e os jurisdicionados. “Queremos repartir os conhecimento e os avanços e conseguir das outras instituições a mesma coisa. Muitos estados não conseguiram avançar por falta desse entendimento em as instituições e os estados tradicionais já se sentem ameaçados com os avanços do Tocantins, visando sempre a melhor prestação jurisdicional”.

Últimas Notícias

Araguaína deve receber ministro da Educação Camilo Santana em visita oficial à UFNT

Araguaína deverá receber, no próximo dia 4 de fevereiro,...

Prêmio contemplou 50 mestres e mestras em diferentes linguagens artísticas, apenas três foram selecionados na região Norte

O artista indígena Dorivã Passarim do Jalapão, nome artístico...

Djalma Júnior anuncia obras e promove grande festa no aniversário de 43 anos de Wanderlândia

Wanderlândia vive um momento especial de celebração pelos seus...

Dorinha destaca investimentos em educação durante inauguração de escola em Colinas

Unidade estava há quase dez anos aguardando conclusão e...

Veja também

Corregedoria-Geral da Justiça realiza correição na Comarca de Araguaína

A Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, abre oficialmente nesta terça-feira, 21/9, os trabalhos correcionais nas unidades judiciais e administrativas, estabelecimentos prisionais,...