55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, fevereiro 4, 2026

COP21: A cimeria da esperança

606x340_318022Os presidentes dos Estados Unidos e da China, países que constituem os dois maiores emissores de carbono do mundo, assumiram hoje “a responsabilidade” de combater em conjunto o aquecimento global.

“Na qualidade de países mais emissores de carbono, determinamos que é nossa responsabilidade agir” em favor do clima, disse o Presidente norte-americano, Barack Obama, após uma reunião com o homólogo chinês, Xi Jinping, realizada pouco antes do início da Cimeira do Clima, que começou hoje em Paris na presença de 150 chefes de Estado.

Duas semanas após os atentados de Paris, o encontro foi mantido apesar do ambiente de tensão e do Estado de Emergência em vigor, em virtude da importância maior para o futuro do planeta. Depois da euforia e posterior desilusão do encontro de 2009 em Copenhaga, são grandes as expectativas de se fechar, finalmente, um novo acordo.

Este entendimento terá por base os compromissos nacionais já avançados por mais de 170 países, cobrindo mais de 95% das emissões globais de gases com efeito de estufa, poderá garantir que as temperaturas aumentam entre 2,7ºC a 3ºC, abaixo dos 5ºC estimados no caso de se inverter a estratégia.

http://pt.euronews.com/

Últimas Notícias

MP que cria o Gás do Povo passa no Senado e vai à sanção do presidente

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (3)...

Mensagem do governador destaca restabelecimento da estabilidade político-institucional

A solenidade de abertura da 4ª Sessão Legislativa da...

“A Assembleia é servidora do povo e merece ser tratada com respeito”, diz Amélio Cayres em Barrolândia

Durante entrega de duas reformas de escolas estaduais pelo...

Lula encaminha ao Congresso acordo histórico entre Mercosul e União Europeia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta...

Veja também