quarta-feira, setembro 10, 2025

Comissão da Anistia debate Guerrilha do Araguaia no Tocantins

Projeto Memória visa indenizar torturados Foto: Clayton Cristus
Projeto Memória visa indenizar torturados
Foto: Clayton Cristus

Atendendo solicitação da deputada Amália Santana (PT), foi realizada, no auditório da Assembleia Legislativa, na manhã desta sexta-feira, dia 17, uma reunião da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. O encontro contou com a presença do presidente da comissão Paulo Abrão e de outros integrantes. Foram feitas diversas reflexões e críticas do período de repressão militar, e avaliados requerimentos que solicitavam indenizações pelos danos promovidos pela ditadura.

De acordo com Paulo Abrão, o objetivo é dar voz aos que foram perseguidos, tornar, em um só tempo, os fatos da ditadura conhecidos e promover a reparação de danos promovidos pela repressão militar. A Guerrilha do Araguaia, ocorrida no Norte do Tocantins, foi a principal motivação para a realização do evento.

Dentre os requerimentos aceitos, destaca-se o do senhor Osório Rodrigues de Sousa, torturado na guerrilha. O solicitante garante que nunca teve apoio de nada e pede ajuda para tratar a saúde. “Não tenho plano de saúde, estou quase cego e com problemas na cabeça devido às agressões”, garantiu.

Osório disse ainda que estava incomodado, principalmente depois que foi passado um filme sobre a ditadura. “É terrível. Vendo esse filme, dá vontade de ir embora, pois volta a lembrança de tudo”, comentou.

Segundo a assessoria de imprensa da organização, logo que o Ministério da Justiça divulgar o resultado das análises, com o ato de aprovação das solicitações, o interessado pode requerer suas indenizações no Ministério do Planejamento.

O Centro de Direitos Humanos de Palmas (CDHP) aproveitou a reunião para lançar uma cartilha que retrata a história da Guerrilha do Araguaia, com o título: “A ditadura no Tocantins – repressão e resistência, essa história também é nossa”. O encontro em Palmas faz parte da 9ª Caravana da Anistia, realizada em outros 20 Estados do País. (Elpídio Lopes)

Últimas notícias

Defesa de Wanderlei Barbosa anuncia recursos após ministro do STF não reconhecer habeas corpus

Em decisão proferida nesta quarta-feira (10), o ministro Edson...

Eduardo Gomes e o desafio da sobrevivência política caso Wanderlei não volte ao cargo

O cenário político do Tocantins começa a desenhar um...

“Fachin é legalista e deve devolver Wanderlei ao cargo”, diz advogado em conversa reservada

O futuro político do Tocantins segue em debate, enquanto...

Laurez Moreira participa da abertura da Feneva Agro Tech 2025 e reforça apoio ao setor produtivo

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, participou...

Laurez Moreira nomeia novos gestores para secretarias e forças de segurança no Tocantins

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD),...

Artigos Relacionados

Categorias populares