55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, novembro 7, 2025

Atentado em Paris é “11 de setembro dos cartunistas”, diz chargista brasileiro

Foto: REUTERS/Pascal Rossignol Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2015_01_12/atentado-em-paris-e-11-de-setembro-dos-cartunistas-diz-chargista-brasileiro-2485/
Foto: REUTERS/Pascal Rossignol
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2015_01_12/atentado-em-paris-e-11-de-setembro-dos-cartunistas-diz-chargista-brasileiro-2485/

O ataque à redação do semanário francês Charlie Hebdo,perpetrado por extremistas islâmicos em 7 de janeiro, é “o 11 de setembro” dos cartunistas, acredita o cartunista brasileiro Ique em entrevista à emissora Sputnik.

De acordo com Ique, o atentado não só provocou a morte de mais de uma dezena de pessoas, mas também minou as bases do trabalho dos jornalistas satíricos e até da liberdade de expressão:

“Esse foi o 11 de setembro dos cartunistas. Em 11 de setembro de 2001, todos os protocolos de aviação mudaram, se transformaram. E nós vivemos, de 11 de setembro de 2001 para cá, de uma maneira diferente. Nós vivemos com medo, com medo de que o próximo avião seja uma outra bomba, um outro risco. O meu medo é que o nosso 11 de setembro faça com que os nossos protocolos internos, ou seja, a nossa liberdade de expressão, sofra um grande impacto. E isso é ruim para a democracia, isso é ruim para a liberdade de expressão, porque nós pensaremos muito mais do que dez vezes antes de fazermos alguma coisa mais contundente”.

O cartunista brasileiro acha que as caricaturas publicadas no Charlie Hebdo que irritaram os extremistas islâmicos eram “agressivas”, mas dentro dos limites de uma agressão permitida pela cultura francesa e europeia. “É uma questão cultural mesmo, a gente está falando de culturas diferentes. É uma outra realidade, diferente da do brasileiro”, diz Ique.

Ele comentou também que a equipe dos cartunistas franceses sabia bem do perigo que enfrentava, mas evitá-lo seria uma vergonha profissional: “Não é só o papel deles, é a missão deles, a energia vital deles estar ali, naquela frente de batalha, sofrendo aquele risco”.

Últimas Notícias

COP30: Lula se reúne com líderes da Alemanha, Portugal e Moçambique

Após se reunir com os presidente da França, Emmanuel...

Solidariedade aciona STF e pede devolução do cargo ao governador Wanderlei Barbosa

O Partido Solidariedade protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF)...

Fundo para florestas tropicais atinge aporte de US$ 5,5 bilhões

Mais três países se juntaram ao Brasil com investimentos...

Laurez Moreira e Renan Filho Firmam Parceria para Federalizar a TO-080

  Um importante passo foi dado nessa quarta-feira, 5, para...

Veja também