55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, junho 26, 2026

MPE recomenda ações preventivas antes das chuvas e planejamento em obras de saneamento em Araguaína

cb894ca197c9d9dc997ba150cd013a77-width-400 (1)O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça em Defesa do Patrimônio Público de Araguaína, expediu nesta segunda-feira, 24, recomendação administrativa ao Prefeito Ronaldo Dimas e aos Secretários Municipais de Infraestrutura e da Administração, Simão Moura e Nahim Halum, para que executem obras, orientadas por um plano de saneamento básico, com a finalidade de evitar prejuízos ao erário.

De acordo com o Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas, desde 2013 o município tem anunciado execução de obras do sistema de drenagem com recursos na ordem de R$ 43 milhões, resultado de convênio com o Estado e a União. No entanto, percebe-se que ainda não existe um plano de saneamento básico, que envolva abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, assim com determina a Lei nº 11.445/2007 (Lei Nacional de Saneamento Básico).

O Promotor de Justiça ressalta, ainda, que os alagamentos em Araguaína são previsíveis nos períodos de chuva e que isso causa danos materiais e morais aos moradores. “A elaboração e implementação de um Plano Preventivo de Defesa Civil adequado à realidade do Município é importante instrumento de gestão do risco, possibilitando aos gestores públicos a adoção de medidas preventivas, bem como a antecipação de circunstâncias como deslizamento de encostas e sobretudo inundações”, disse Alzemiro.

A recomendação estipulou o prazo de 30 dias para que a Administração encaminhe informações sobre as providências tomadas, devendo realizar um levantamento de todas as áreas passíveis de acúmulo de água pluvial; licencie e implante galerias de água pluviais; construa meios-fios nas ruas já asfaltadas; desenvolva um programa de educação político-social visando à sensibilização dos cidadãos, entre outras.

Últimas Notícias

Governo lança duplicação da TO-222 e anuncia pacote de investimentos para Araguaína

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), deu início,...

Imóveis do Minha Casa, Minha Vida respondem por mais da metade dos lançamentos imobiliários do Brasil

Em Araguaína, dos dois empreendimentos da Faixa 3 do...

Sebrae articula apoio de senadores a ajustes na Reforma Tributária para pequenos negócios

Conselho Deliberativo Estadual apresentou à bancada do Tocantins propostas...

Veja também