55.3 F
Nova Iorque
sábado, janeiro 10, 2026

Nepotismo avança na gestão de Marcelo Miranda

pageApós o governador Marcelo Miranda anunciar os seus secretários, surge os primeiros casos de nepotismo na nova gestão- isso porque nos governos anteriores ele tinha nomeado o seu próprio pai, Brito Miranda, para ser secretário de estado.    

Dessa vez o governador nomeou o seu tio Luiz Antônio  da Rocha  para  controlador geral   do estado.  Além dele,  mais  dois casos chamaram a  atenção  da população  tocantinense : os dois irmãos foram nomeados secretários -Herbert Brito Barros foi nomeado secretário de governo e Clemente Barros Neto secretário de Agricultura do estado.

É importante mencionar que o nepotismo não constitui um ato criminoso. No entanto, quando o nepotismo é praticado de forma intencional, o servidor público ficará sujeito a uma ação civil pública por cometer improbidade administrativa (sendo que essa sim é um crime) pela prática de nepotismo. Sendo confirmada essa ação, o servidor público poderá ter que ressarcir integralmente o dano público causado e poderá também perder o seu cargo e os direitos políticos durante um prazo de três a cinco anos.

O artigo 37 da Constituição Federal refere que as contratações de funcionários para cargos públicos devem cumprir os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Este artigo revela então que o nepotismo é uma prática anticonstitucional. 

Por: Geovane Oliveira 

Últimas Notícias

Justiça Eleitoral autoriza operação da PF contra suspeita de corrupção eleitoral em Palmas

 A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (9/1), a Operação...

Em entrevista, vice-prefeito de Wanderlândia relata superação na saúde e trabalho intenso pelo município

O vice-prefeito de Wanderlândia, Padeirinho, concedeu entrevista nesta sexta-feira...

Governo do Tocantins avalia cancelamento de reajuste de 9,37% na conta de água

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, determinou, nesta quarta-feira,...

Veja também