55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, agosto 12, 2026

Lázaro Botelho quer priorizar beneficiários do Auxílio Brasil no programa Minha Casa, Minha Vida

O deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas-TO) quer priorizar as famílias que são beneficiárias do Programa Auxílio Brasil no projeto habitacional do Governo Federal. Para isto, apresentou emenda aditiva à medida provisória (MP) nº 1162/2023, que recria o programa Minha Casa, Minha Vida, nesta quinta-feira (16), na Câmara dos Deputados.

O texto justifica a inclusão mínima de unidades habitacionais para famílias das classes D e E, que estão inseridas no programa social, além da oferta de condições especiais de financiamento que considerem sua renda, bem como suas necessidades.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, 23,8 milhões de pessoas viviam em domicílios inadequados no país, sendo que a maior parte dessas pessoas pertence à faixa de renda mais baixa. Para Botelho, a pandemia da COVID-19 agravou ainda mais a situação, pois muitos chefes de família perderam seus empregos e suas fontes de renda.

“A inclusão dessas famílias no programa de habitação nacional é importante não apenas para garantir o direito à moradia digna, mas também para estimular a economia e a geração de empregos no setor da construção civil, que é um dos principais setores da economia brasileira. Ademais, a medida pode contribuir para reduzir o déficit habitacional do país e para promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros”, declarou o parlamentar.

Hoje a proposta atende a famílias com renda mensal de até R$ 8 mil, na zona urbana, e de anual de até R$ 96 mil, na zona rural, sendo o atendimento prioritário a famílias que tenham como responsáveis a mulher. Na sequência, compostas por pessoas com deficiência, idosas, crianças ou adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, de emergência ou calamidade, em deslocamento involuntário em razão de obras públicas federais e em situação de rua.

Últimas Notícias

Republicanos espera eleger três deputados federais e cinco estaduais em 2026

Com uma chapa formada por 29 candidatos aos cargos...

Atos Gomes comemora avanço para instalação da cobertura do Resendão, projeto iniciado por ele à frente do Esporte

Atos Gomes comemora avanço para instalação da cobertura do...

Festival Celebra Sesc 80 anos terá show gratuito com Paula Toller em 12.09

Evento comemorativo prevê programação para toda a família a...

Inscrições para o Concurso da Saúde têm início nesta segunda-feira, 10

Prazo começa às 22 horas e segue até 10...

Veja também