quarta-feira, setembro 17, 2025

Governo inicia distribuição de testes rápidos para identificação da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) estabeleceu os critérios para a distribuição dos testes rápidos, recebidos do Ministério da Saúde (MS), de acordo com a Nota Técnica nº 11/2020-DESF/SAPS/MS. A liberação para todo o Estado inicia nesta terça-feira, 14. No total, serão distribuídos 4.268 testes rápidos para as unidades de saúde dos 139 municípios, contemplando ainda as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), os Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) e Hospitais Regionais. A SES aguarda nova remessa do MS para esta semana.

Esses serviços serão responsáveis pela realização dos testes, de acordo com as indicações e os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela SES. O MS orientou que inicialmente a testagem seja feita para profissionais de saúde em atividade; profissionais de segurança pública em atividade e pessoas com Síndrome Gripal que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança. Com a entrega das novas remessas, esses públicos serão ampliados.  

Os testes utilizam amostras de sangue capilar ou venoso. O resultado é verificado após 15 minutos da realização, sendo necessário que seja realizado após o sétimo dia do início dos sintomas, devido às características da infecção pela Covid-19 (SARS-CoV-2), que nos primeiros dias após o início dos sintomas os anticorpos não são devidamente detectados por esse teste.

Distribuição

A distribuição será realizada em dois polos atendendo as duas macrorregiões de Saúde Norte e Sul do Estado. Para os municípios que compõem a região Macro Sul, os testes rápidos para identificação de Covid-19 serão distribuídos no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/TO), em Palmas.

Aos municípios que compõem a Macrorregião Norte, os testes rápidos serão distribuídos em Araguaína, a partir do dia 15 de abril de 2020, no Laboratório de Saúde Pública de Araguaína (LSPA), situado na Avenida Perimetral Dois, Quadra 22, Lote 16, Setor Manoel Gomes da Cunha.

Para o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, “com a distribuição dos testes, iremos ampliar o diagnóstico da Covid-19 no Estado e melhorar a tomada de decisão em relação às ações de prevenção e controle contra o vírus, pois poderemos conhecer nossa realidade e a propagação viral”, explica.

Laiany Alves/Governo do Tocantins

Últimas notícias

PEC da Blindagem: Deputados do Tocantins votam para se proteger da Justiça e revoltam a população

Brasília ferveu nesta terça-feira (16)! Em uma votação histórica...

PF deflagra segunda fase da Operação Pacto de Concreto em Porto Nacional

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (17), a...

Mesa Diretora da Aleto envia projeto da LDO 2026 para a Comissão de Finanças

Primeira proposta enviada à Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto)...

PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta...

Prefeito e Câmara em Guerra Aberta em Colinas após Vídeo com Ameaça Velada

A já conturbada relação entre o Prefeito de Colinas,...

Artigos Relacionados

Categorias populares