55.3 F
Nova Iorque
quinta-feira, julho 16, 2026

TCE manda prefeitura anular licitação do complexo Via Lago em Araguaína

O pleno do Tribunal de Contas do Estado mandou a Prefeitura de Araguaína anular a licitação que tinha realizado para a construção do Complexo Via Lago. O empreendimento avaliado em aproximadamente R$ 200 milhões já estava suspenso por uma decisão da Justiça. O TCE quer que a prefeitura refaça toda a licitação e mude regras do edital.

A Prefeitura de Araguaína ainda não se manifestou sobre a decisão do TCE.

Os conselheiros do tribunal viram irregularidades nas regras que estavam estabelecidas no momento em que o edital foi publicado. Para o TCE, elas poderiam comprometer o caráter competitivo do processo.

O Ministério Público Estadual também tinha pedido que a licitação fosse investigada. O projeto prevê a construção de um centro de convenções, hotéis, shopping center e o novo prédio da prefeitura. Os promotores do caso encontrarem indícios de que a licitação teria sido direcionada. Duas das três empresas que compõem o consórcio vencedor foram criadas apenas dois meses antes do lançamento do edital.

Também houve problemas nas licenças ambientais. O MPE afirma que a prefeitura não realizou o levantamento de quais danos a obra, em particular a do shopping, pode causar no meio ambiente.

Na época em que o caso foi parar na Justiça, a prefeitura informou que possui todas as licenças ambientais e disse que o processo foi transparente. Ainda cabe recurso à decisão do TCE.

Por G1 Tocantins

Últimas Notícias

Dimas pode apoiar nome ligado ao governador Wanderlei para compor chapa de Dorinha, avalia jornalista

Nos bastidores da política tocantinense, as articulações para as...

Ronaldo Dimas ganha força na corrida pelo Senado e amplia articulações para 2026

O ex-prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, passou a ser...

Aprosoja Tocantins obtém decisão favorável contra a cobrança da Contribuição Especial de Grãos

Sentença determina a suspensão da cobrança da CEG para...

Veja também