55.3 F
Nova Iorque
domingo, dezembro 7, 2025

Promotora de Justiça do Tocantins lança livro sobre controle de atos administrativos

Com o título “Administração Pública Contemporânea – Controle dos Atos Administrativos Discricionários do Poder Público”, a Promotora de Justiça Ruth Araújo Viana acaba de lançar seu primeiro livro. O trabalho é resultado da sua experiência na docência e estudos do mestrado.

A obra realiza estudo aprofundado e didático sobre o controle dos atos administrativos discricionários. De acordo com a autora, poderá ser utilizado como fonte por profissionais do direito como juízes, promotores de justiça, advogados, estudantes, além de profissionais do Poder Executivo e Legislativo.

O título comprova a possibilidade de controle da atuação discricionária da Administração Pública, inclusive pelo Poder Judiciário, uma vez que o atual Constitucionalismo Contemporâneo não é compatível com a inércia e ineficiência da Administração Pública na concretização do interesse público.

Assim, apesar de a discricionariedade administrativa se proteger na subjetividade da análise de conveniência e oportunidade por parte do administrador público, novos fundamentos jurídicos se apresentam hábeis para o exercício do controle dos atos administrativos discricionários pelo Poder Judiciário, como a democracia, os direitos fundamentais e os princípios positivados na Constituição Federal de 1988 que regem a Administração Pública.

De acordo com a autora, o objetivo da obra é ampliar os fundamentos jurídicos utilizados para o controle dos atos administrativos discricionários. “Procurei analisar a ilegalidade estrita da norma para o exercício da fiscalização dos atos do poder público, enfatizando que a conveniência e oportunidade do administrador público devem também obediência aos princípios constitucionais que regem a Administração Pública, ao Estado Democrático de Direito e aos direitos fundamentais”, discorreu ela.

Lançamento

O evento de lançamento físico da obra acontecerá em Palmas, em data a ser divulgada, mas ocorrerá também na cidade de Fortaleza (CE). A obra está disponível para aquisição no seguinte site: https://www.jurua.com.br, na versão impressa e e-book.

Sobre a autora

Promotora de Justiça do Estado do Tocantins. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Direito Constitucional, Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Entre Rios do Piauí. Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza.

Denise Soares

Últimas Notícias

Governo cria comissão para avaliar gestão interina e garantir continuidade dos serviços

O governador Wanderlei Barbosa determinou a criação de uma...

Governador promove reestruturação e define nova cúpula do Governo do Tocantins

O governador Wanderlei Barbosa deu início, nesta sexta-feira (6),...

Ex-deputado Lázaro Botelho recebe Medalha do Mérito Eleitoral do Pará 2025 em Belém

O ex-deputado federal do Tocantins, Lázaro Botelho, foi um...

Câmara Municipal de Araguaína recebe Selo Diamante de Transparência

O presidente Max Fleury recebeu, durante a sessão desta...

Veja também

Corregedoria-Geral da Justiça realiza correição na Comarca de Araguaína

A Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, abre oficialmente nesta terça-feira, 21/9, os trabalhos correcionais nas unidades judiciais e administrativas, estabelecimentos prisionais,...