55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, julho 1, 2026

STF adia julgamento da validade da posse de Lula na Casa Civil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (20) adiar o julgamento sobre a validade da nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar o cargo de ministro-chefe da Casa Civil, suspensa no mês passado, por meio de uma liminar proferida pelo ministro Gilmar Mendes.

Há pouco, no início da sessão em que os recursos seriam julgados, os ministros decidiram adiar a análise para julgar em conjunto outras duas ações que chegaram à Corte, e que também questionam a decisão de Mendes. As novas ações são de relatoria de outro ministro, Teori Zavascki, que pediu mais tempo para analisá-las.

O Supremo julgaria nesta tarde recursos protocolados pela defesa do ex-presidente e a Advocacia-Geral da União (AGU) contra a decisão do ministro Gilmar Mendes, que no dia 18 de março, atendeu a dois mandados de segurança protocolados pelo PSDB e pelo PPS  e suspendeu a nomeação de Lula, por entender que o ato administrativo da Dilma teve objetivo de objetivo de retirar a competência do juiz federal Sérgio Moro – responsável pelos processos da Operação Lava Jato – para julgá-lo e passar a tarefa ao Supremo, instância que julga ministros de Estado.

Edição: Maria Claudia
André Richter – Repórter da Agência Brasil

Últimas Notícias

Governo do Tocantins vai investir R$ 124 milhões em manutenção e conservação de ruas nas cidades

Medida reforça a política estadual de investimentos em infraestrutura...

Prefeito Ismael Brito recebe Alexandre Guimarães e Olintho Neto na 31ª Cavalgada de Babaçulândia

A tradicional cavalgada de Babaçulândia movimentou a cidade na...

Marcos Júnior reúne multidão em Colinas e fortalece pré-candidatura a deputado estadual

O vereador de Palmas Marcos Júnior reuniu, na tarde...

Veja também