55.3 F
Nova Iorque
quinta-feira, fevereiro 19, 2026

Unitins promove seminário sobre direitos sexuais de crianças e adolescentes

450 (4)A Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone (Cedeca) e da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), realizam nessa terça-feira, 19, no auditório da Unitins, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h, um seminário com o tema “Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes na Perspectiva dos Direitos Humanos”.

Os organizadores contam com um mapeamento realizado pelo Observatório dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e pelo Cedeca, que mostra a situação de 36 municípios do Tocantins impactados direto e indiretamente por grandes obras de infraestrutura.

Os organizadores explicam que o evento acontece na semana do dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e o debate faz-se necessário devido os altos índices de violência sexual contra crianças e adolescente no estado do Tocantins, conforme mostram estudos.

O estudo foi realizado no âmbito dos conselhos tutelares e mostra que o maior problema enfrentado pelos municípios do Tocantins, é o alto índice de gravidez na adolescência, trabalho infantil e abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, foram registrados no período que compreende os meses janeiro a outubro de 2014, 329 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, sendo 307 de estupros e 22 tentativas de estupros em todo o estado do Tocantins.

“Diante deste cenário de graves violações de direitos, a universidade não pode ficar apática e distante dos problemas que impactam diretamente a vida de centenas de meninos, meninas e suas famílias. O seminário tem o intuito de envolver a comunidade acadêmica, a sociedade em geral e sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente para discutir os direitos sexuais sobre a ótica do atendimento”, esclarece a pró-reitora de Extensão, Simone Pereira Brito.

Palestrantes

Maria Lúcia Pinto Leal, da Universidade de Brasília (UnB), Monique Soares, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Mariana Borges e Mônica Brito, ambas do Cedeca.

 

Últimas Notícias

Abertura de empresas desacelera em 2026, mas saldo segue positivo no Tocantins

Mesmo com menor aceleração, número de empresas abertas segue...

Governador Wanderlei Barbosa entrega equipamentos para a segurança pública em Palmeirópolis nesta sexta-feira, 20

Além da entrega de equipamentos, chefe do Executivo também...

Reviravolta no Tocantins: Lucas Campelo pode se distanciar de Gaguim e se aliar a Guimarães e Amélio Cayres

Uma articulação política de bastidores está provocando forte repercussão...

Vicentinho Júnior agradece apoio de liderança do funcionalismo e elenca serviços prestados aos servidores públicos

"Sempre tratei com prioridade e valorizei os servidores; iremos...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.