55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, janeiro 28, 2026

Último fim de semana é marcado por afogamentos no Rio Tocantins

capture-20150504-141554Quatro pessoas morreram neste fim semana,vítimas de afogamento no Rio Tocantins.Três delas em Lajeado e uma em Tocantinópolis, duas ainda estão desaparecidas. Os dois acidentes aconteceram entre sábado,02 e domingo,03. Osbombeiros foram acionados e conseguiram resgatar dois corpos. As buscam continuam nesta segunda-feira, 04. 

A primeira chamada aconteceu no fim da tarde do sábado, em Lajeado, a 53 km de Palmas. Quatro homens estavam em uma embarcação pescando quando foram lançar uma poita, usada por pequenas embarcações de pesca para fundear, ou seja,para ancorar a canoa num ponto, quando o barco virou e todos caíram na água. O local do afogamento é conhecido como Funil, um estreito de 200 metros entre a Serra do Lajeado e a Serra do Estrondo, onde as águas do Rio Tocantins se comprimem, atingindo alta velocidade.

O único sobrevivente foi Antônio Francisco Ribeiro, 33 anos, que conseguiu sair do rio e acionou o Corpo de Bombeiros. Antônio Ivan de Carvalho, 47 anos, e José Edson da Silva, 52 anos foram encontrados no domingo após buscas no local. A terceira vítima, Jailton Medeiros de Souza, 38 anos, ainda não foi localizada, as equipe de resgate continuam as buscas na tentativa de localizar o corpo. As vítimas são residentes de Brasília e estavam no Tocantins a trabalho.

De acordo com relatos de pessoas que estavam no local, os envolvidos no acidente acampavam nas margens do rio e haviam ingerido bebida alcoólica. Todos estavam sem colete e não possuíam arrais amador, habilitação para conduzir embarcações de pequeno porte.

Tocantinópolis

Em Tocantinópolis os bombeiros foram acionados por volta das 4:00h da manhã da madrugada de domingo, 03. A vítima Nélio Sérgio Gonçalves Santos, 46 anos, estava na Praia do Meio acompanhado de amigos e após ingerirem bebida alcoólica acabaram dormindo na areia. Quando perceberam Nélio, que era residente do município havia desaparecido.

O local onde aconteceu o acidente é de forte correnteza.  A equipe dos bombeiros de Tocantinópolis realizou mergulho durante todo o domingo e nesta segunda-feira, 04, as buscas de superfície continuam.

“O afogamento é uma das principais causas acidentais de morte em adultos e em boa parte dos acidentes estão relacionadosao consumo de bebida alcoólica. No caso de Lajeado possivelmente as vítimas não conheciam o local, além disso, o excesso de confiança e exaustão ao nadar são outros motivos que provocam esse tipo de acidente”, explicou o comandante do 1° Batalhão dos Bombeiros capitão Cleber Sobrinho.

DICAS:

Nunca ignore o dito popular: “água no umbigo, sinal de perigo”. Isso para quando a pessoa estiver sóbria, caso esteja sob efeito de álcool, o correto é que não se faça o uso de rios e lagos para tomar banho.

Últimas Notícias

Vice-prefeito de Wanderlândia, Padeirinho, apresenta boa recuperação de saúde e cumpre agenda institucional em Palmas

O vice-prefeito de Wanderlândia, Padeirinho, apresentou boa recuperação em...

Agenda do ministro Camilo Santana no Tocantins é divulgada e prevê visitas à UFT e à UFNT

A agenda oficial do ministro da Educação, Camilo Santana,...

Governador Wanderlei Barbosa determina operação integrada nos presídios e reforço na segurança em Palmas

Decisão foi tomada após o Chefe do Executivo se...

FICCO/TO prende grupo suspeito de aplicar fraudes financeiras com uso de documentos falsos de servidores públicos estaduais

Dois homens foram flagrados dentro de agência bancária, em...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.