55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, março 11, 2026

Sine Tocantins divulga balanço positivo do “Dia D” para inclusão de pessoas com deficiência

O Governo do Estado por meio do Sine Tocantins divulgou nesta segunda-feira, 09, o balanço do “Dia D” para inclusão profissional de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS realizado no dia 29 de maio, em Palmas. O evento teve como meta reunir no mesmo espaço as empresas que precisam contratar e os trabalhadores candidatos a uma oportunidade de emprego o que resultou na disponibilização de 158 vagas, cadastro de 109 pessoas com deficiência e reabilitados, 71 encaminhamentos de emprego e 21 contratações efetivadas até o momento. Lembrando que alguns trabalhadores ainda estão em processo de contratação.

Segundo a subsecretária do Trabalho, Mariza Sales, além dos números bastante expressivos para a realidade desse universo de contratação o Dia D provocou uma importante mobilização social em torno do tema: “A ação promoveu a discussão do tema na sociedade e o envolvimento de importantes parceiros como o Ministério do Trabalho, Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social, e Secretaria da Educação, Associação de Surdos e Mudos, INSS e a presença fundamental da imprensa. Essa movimentação gera mudança de paradigmas e conscientização dos empresários e sociedade o que é nosso maior ganho”. Comemorou a subsecretária durante reunião com a equipe de trabalho e parceiros.

A iniciativa que priorizou a participação de empresas obrigadas pela Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213/91) a contratarem pessoas com deficiência foi realizada em diversas unidades do Sine nas cinco regiões do País. A Inovatec Construtora e Engenharia participou do Dia D e o gerente de Recursos Humanos, Diego Rafael Freitas, avalia a ação: “O evento foi muito positivo, conseguimos contratar duas pessoas e estamos entrevistando a terceira. O Dia D gerou a aproximação necessária, tínhamos muita dificuldade de encontrar pessoas com deficiência com interesse de trabalhar nas frentes de obras e no evento isso foi possível”. Explica o gerente.

O jovem Tales Sizervincio Moreira foi entrevistado pela Inovatec durante o Dia D e já está trabalhando, há uma semana, em uma das obras da empresa como auxiliar de almoxarife. Tales possui uma deficiência visual, mas segundo ele a limitação não o impede de exercer a função que foi selecionado a desempenhar e comemora: “Estou muito feliz pela oportunidade, pois é muito difícil para nós conseguirmos emprego. O Dia D facilitou esse processo”.

Sine Especial 

No Tocantins, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), março de 2014, existe 78 empresas obrigadas por lei a contratarem pessoas com deficiência. Somando a cota dessas empresas, são 814 vagas disponíveis no mercado, 292 pessoas contratadas e um déficit de 522 contratações.

Para minimizar esse número, além da fiscalização realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Estado conta com o Sine Especial, uma ação do Sine Tocantins, voltada para públicos de difícil colocação, como jovem aprendiz, pessoas acima de 40 anos e pessoas com deficiência.

As pessoas com deficiência a procura de emprego e as empresas interessadas em contratar podem entrar em contato com o Sine Tocantins pelos números 32181937 e 32181967.

por Lara Cavalcante em Sine

Últimas Notícias

Mulher no agro: trajetória de produtora no Tocantins destaca protagonismo feminino no cooperativismo

A presença feminina no agronegócio brasileiro cresce ano após...

Governador Wanderlei Barbosa embarca em missão no Paraguai para encontro do BID com líderes de 48 países

Chefe do Executivo viaja nesta nesta terça-feira, 10, para Assunção,...

STF inicia julgamento de deputados do PL acusados de cobrar propina para liberação de emendas parlamentares

Escreva um titulo  padrão grandes portais de noticias    A...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.