55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, abril 17, 2026

Secretário da Juventude de Figueirópolis é preso em operação contra tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro

O secretário municipal da Juventude de Figueirópolis, Luan Elvio Barros de Oliveira, foi preso nesta terça-feira (21) durante a segunda fase da Operação 1º Coríntios 15:33, que visa desarticular um grupo criminoso suspeito de tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Luan Elvio é investigado por envolvimento com organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Ele havia assumido o cargo no dia 3 de janeiro de 2025, sendo nomeado pelo prefeito José Fontoura Primo (Republicanos).

Prefeito exonera secretário e emite nota

Após a prisão, o prefeito José Fontoura Primo anunciou a exoneração imediata de Luan Elvio. Em nota oficial, o gestor afirmou que a administração tomou conhecimento da operação apenas nesta terça-feira, destacando que as investigações correm em caráter sigiloso e que os fatos não possuem qualquer ligação com a gestão pública municipal.

“A administração municipal reforça seu compromisso com a legalidade e a ética e aguarda o desfecho das investigações com a devida apuração dos fatos”, diz o texto.

A operação

A segunda fase da Operação 1º Coríntios 15:33 mobilizou cerca de 55 policiais civis, com o apoio das Polícias Civis de Goiás e do Rio de Janeiro, além da Polícia Rodoviária Federal. Ao todo, estão sendo cumpridos 18 mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão nas cidades de Gurupi, Formoso do Araguaia e Figueirópolis, além de ações em outros estados.

Segundo o delegado Joadelson Rodrigues Albuquerque, responsável pela investigação, um dos alvos foi preso na última sexta-feira (17) em São Paulo. Na abordagem, foram apreendidos um veículo e um aparelho celular, que estão sendo analisados para avançar nas investigações.

Outro suspeito teve sua prisão antecipada em Gurupi nesta segunda-feira (20), após ser identificado em um novo endereço.

Contexto da investigação

A operação é um esforço integrado para combater uma organização criminosa com atuação interestadual. Segundo as autoridades, a rede criminosa movimentava recursos de forma ilícita, utilizando esquemas de lavagem de dinheiro para mascarar suas atividades.

Nota na íntegra da Prefeitura de Figueirópolis

“A Prefeitura de Figueirópolis informa que tomou conhecimento nesta terça-feira (21) da operação conduzida pela Polícia Civil e da prisão do secretário municipal da Juventude, Luan Elvio Barros de Oliveira. Informamos que o referido servidor foi imediatamente exonerado do cargo, e destacamos que os fatos investigados não possuem qualquer vínculo com a gestão pública municipal. A administração reafirma seu compromisso com a transparência, a ética e o respeito às instituições competentes. Estamos à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.”

A operação segue em andamento, e as autoridades esperam concluir a análise dos materiais apreendidos para identificar todos os envolvidos no esquema criminoso.

Por Geovane Oliveira, com informações do G1 Tocantins

Últimas Notícias

Lei define guarda compartilhada de pets; veja detalhes

Decidir o futuro do animal de estimação quando o casamento ou...

UFNT abre seleção para cursinho popular gratuito com auxílio de permanência em Araguaína

Iniciativa oferece 90 vagas para estudantes da rede pública,...

Direto de Natividade, Mauro Carlesse destaca obras e reforça compromisso com Araguaína

Em agenda de pré-campanha realizada nesta quarta-feira (15), na...

Veja também