55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, janeiro 28, 2026

Seagro e parceiros realizam Dia Técnico sobre Seringueira no PA Padre Josimo

heveicultura.arquivo.SeagroO Assentamento Padre Josimo I e II, localizado no município de Nova Rosalândia, a 133 km de Palmas, receberá nesta sexta-feira, dia 10, os heveicultores da região, para o Dia Técnico sobre a cultura da seringueira. A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado (Seagro), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e com o Banco da Amazônia.

O evento tem o objetivo de incentivar a produção tecnológica e trazer mais reconhecimento para o pequeno produtor, que já começa a investir na cultura. Com início às 8h, o Dia Técnico terá pausa para o almoço às 12h, retornando as atividades às 14h, com encerramento previsto para as 17h. Cerca de 50 produtores devem comparecer participando das palestras, visitas e debates com foco na cultura e no plantio da seringueira, além da apresentação e do atendimento que serão realizados por um técnico, que estará passando informações relacionadas ao Crédito Rural Pronaf Eco Seringueira.

O diretor de Agroenergia e Florestas Plantadas da Seagro, Sales Lopes do Couto, destacou a importância das parcerias para o desenvolvimento dos projetos direcionados para este segmento. “Pensando na geração de renda e na qualidade de vida dos pequenos produtores, a Conab, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), estará comprando todo o excedente dos heveicultores. Além disso, os produtores também podem contar com o Sebrae que é importante parceiro do Programa Estadual Eco Seringueira e contribui para fortalecer o setor no Tocantins”, ressalta Couto.

Eventos

Este ano, o Programa Eco Seringueira já realizou atividades com produtores e interessados nos municípios de Figueirópolis, Santa Fé do Araguaia, Pedro Afonso, Palmeirante, Araguatins e Nova Rosalândia.

Cultura

A heveicultura é uma das mais rentáveis no ramo do agronegócio atualmente, segundo especialistas. Em média o produtor tem renda líquida mensal de R$ 1.500 por hectare, a partir da produção do látex. A árvore começa a produzir a partir do sétimo ano e tem uma média de vida de 40 anos. O produto é extraído e a empresa interessada busca o material armazenado pelo produtor na propriedade rural.

Além de possibilitar o desenvolvimento econômico do produtor rural, o plantio de florestas contribui para que o Tocantins alcance sua meta de redução de gases do efeito estufa até 2020, como firmado no Plano da Agricultura de Baixo Carbono (ABC).

 Programação

08h     Inscrições e café da manhã

08h30 Abertura Oficial

09h    Apresentação das ações Eco Seringueira – Sebrae-TO

10h    Palestra Sebrae        

11h    CONAB-PAA            

11h30 Palestra sobre Crédito Rural – Pronaf Eco Seringueira – Banco da Amazônia

12h  Almoço

14h  Plantio consorciado da seringueira com outras culturas – renda extra ao produtor rural – Seagro

15h  Visita Plantio – Aula prática (Poda)

17h  Encerramento

 

Revisão: Andressa Figueiredo

Últimas Notícias

FICCO/TO prende grupo suspeito de aplicar fraudes financeiras com uso de documentos falsos de servidores públicos estaduais

Dois homens foram flagrados dentro de agência bancária, em...

Ofício do Banco do Brasil não encerra polêmica e amplia dúvidas sobre contas da educação em Araguaína

Um ofício encaminhado pelo Banco do Brasil (BB) à...

Araguaína deve receber ministro da Educação Camilo Santana em visita oficial à UFNT

Araguaína deverá receber, no próximo dia 4 de fevereiro,...

Veja também