• Home
  • Destaque
  • Geral
  • Política
  • Bastidores da Política
  • Segurança
  • Artigos
  • Últimas notícias
Buscar

domingo, julho 6, 2025
Início Destaque Polícia Federal faz operação contra grupo suspeito de cometer fraudes pela internet...
  • Destaque

Polícia Federal faz operação contra grupo suspeito de cometer fraudes pela internet utilizando anúncios e sites falsos

1 de setembro de 2021
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

    Foram 11 ordens de busca e apreensão cumpridas por 40 agentes da PF. Mandados foram executados no Tocantins, Maranhão, Pará, Mato Grosso, Goiás e Santa Catarina.

    A Polícia Federal do Tocantins iniciou da manhã desta quarta-feira (1º) uma operação contra um grupo de criminosos suspeitos de praticar fraudes pela internet. Os criminosos utilizavam anúncios e sites falsos para capturar dados de cartão de crédito das vítimas e causar prejuízo financeiro. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão no Tocantins e outros cinco estados. A ação foi chamada de operação Apaches.

    Os mandados estão sendo cumpridos em Praia Norte (TO), Tocantinópolis (TO), Itaguatins (TO), Imperatriz (MA), Marabá (PA), Barra do Garças (MT), Goiânia (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Porangatu (GO), Navegantes (SC). Todos foram emitidos pela Justiça do Tocantins.

    Cheques apreendidos pela PF durante operação — Foto: PF/Divulgação

    Cheques apreendidos pela PF durante operação — Foto: PF/Divulgação

    Essa investigação é um desdobramento das operações “Cracker” e “Backdoor”, realizadas pela Polícia Federal no Tocantins nos anos de 2017 e 2018. Nesta quarta-feira (1º) são mais de 40 agentes cumprindo os mandados.

    A PF informou que o grupo cometeu diversas fraudes contra instituições financeiras e estabelecimentos comerciais. Para capturar os dados das vítimas os criminosos utilizavam anúncios falsos em redes sociais, direcionando o usuário às páginas fakes.

    Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e estelionato, cujas penas somadas, podem chegar a oito anos de reclusão.

    O nome da Operação “Apaches” faz referência a uma tribo de nativos americanas conhecidos pela sua grande resistência em combate e pela superioridade de suas estratégias de guerra.

    Agente da PF durante operação  — Foto: PF/Divulgação

    Agente da PF durante operação — Foto: PF/Divulgação

    Fonte:G1 Tocantins

    Facebook
    Twitter
    Pinterest
    WhatsApp
      Artigo anteriorLira recebe relatório da reforma administrativa, que será votado nos dias 14 e 15 na comissão
      Próximo artigoBatalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas recebe sete novas viaturas do Governo Estadual
      Geovane Oliveira

      ARTIGOS RELACIONADOSMais do autor

      IOF: Moraes suspende decretos e determina audiência de conciliação

      Governo do Tocantins bate martelo e aprova proposta final do PCCR da Educação

      Em Portugal, governador Wanderlei Barbosa articula parceria com a Universidade de Lisboa

      Geovaneo Oliveira Podcast

      Últimas notícias

      IOF: Moraes suspende decretos e determina audiência de conciliação

      O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes suspendeu nesta sexta-feira (4) os efeitos de decretos da Presidência da República e do Congresso...

      “É no campo que o Tocantins se fortalece”, diz Amélio Cayres...

      INSS: mais de 2 milhões de aposentados estão aptos a ser...

      Temporada de praias exige atenção com instalações elétricas para evitar acidentes

      Governador Wanderlei Barbosa discute democracia e sustentabilidade no Fórum de Lisboa,...

      Governo do Tocantins bate martelo e aprova proposta final do PCCR...

      Prefeito em exercício de Palmas promove mudanças no primeiro escalão da...