domingo, outubro 26, 2025
55.3 F
Nova Iorque
domingo, outubro 26, 2025

Lacen do Tocantins é destaque nacional em tempo recorde de entrega de resultados da Covid-19

O Boletim referente à Semana Epidemiológica 29 (12 a 18/07), feito pelo Ministério da Saúde, aponta que o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO) é o que libera resultados dos exames da Covid-19, em menor tempo, em todo o Brasil. Segundo o Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), de 01 de fevereiro a 18 julho de 2020, o órgão tocantinense realizou um total de 35.233 exames para diagnóstico molecular de vírus respiratórios solicitados para suspeitos com o novo Coronavírus.

Ainda segundo o boletim do MS, nos últimos 30 dias, 72,53% dos resultados dos exames para Covid-19 foram liberados de 0 a 2 dias e neste contexto o Tocantins se destacou com 98,93% das amostras analisadas neste prazo.

Segundo a diretora do Lacen/TO, Jucimária Dantas, o feito é graças “a uma equipe inteira dedicada, com várias frentes de trabalho e por ser o Lacen/TO o único com interface para liberação dos resultados, fruto de um sistema próprio desenvolvido pela equipe local”, afirmou, acrescentado que “em meio à tantas dificuldades, nossa entrega continua sendo a melhor possível”.

Entre as dificuldades citadas pela diretora está a suspensão repentina do MS no fornecimento de kits de extração para a realização de testes RT-PCR, o que não paralisou o trabalho do Lacen, que após interrupção de fornecimento do material, ainda manteve uma média diária de 300 testagens, priorizando os casos mais graves e liberando os resultados em até 48 horas.

As demais amostras referentes a casos com sintomas leves, estão sendo encaminhadas para o laboratório da FIOCRUZ/RJ, que tem dado retorno dos resultados em um prazo de três a quatro dias após recebimento. “Felizmente já realizamos a compra dos kits para regularizarmos todas as testagens no Tocantins, os materiais já estão no Brasil e foram postados para nós na quarta-feira, 22. Com a chegada desse material será possível mantermos uma rotina ainda mais célere nos resultados e assim, atendermos ainda melhor a população tocantinense”, destacou Jucimária.

Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Últimas Notícias

Aleto transfere ponto facultativo do Dia do Servidor Público para 31 de outubro

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) informa que foi...

Alexandre Guimarães defende crescimento sustentável na Comissão de Desenvolvimento Econômico

O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) conduziu os trabalhos da Comissão de...

Mais de 200 mil descargas atmosféricas já foram registradas no Tocantins em outubro

Pouco mais de um mês se passou desde o...

Caso clínico de onça-parda operada na UFNT é referência inédita na medicina veterinária brasileira

Araguaína (TO) — Um caso raro de sucesso na medicina...

Veja também