55.3 F
Nova Iorque
sábado, junho 20, 2026

IICA e Mapa discutem medidas para ampliar comércio nas Américas

iicaA ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, recebeu nesta quarta-feira (22) o diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Victor Villalobos, para tratar de medidas que visam a impulsionar o comércio de produtos agropecuários entre os países americanos.

Villalobos convidou a ministra a participar, em outubro, no México, de um encontro entre ministros da Agricultura de 34 países cujo tema será inovação e produtividade no campo.  Kátia Abreu lembrou que o Brasil foi o país que mais avançou em produtividade entre 1961 e 2011, à frente, inclusive, da China e dos Estados Unidos – segundo dados da USDA – Economic Research Service.

“O Brasil e o Ministério da Agricultura têm muito a contribuir com esse encontro porque o tema da produtividade está no nosso foco de trabalho. Queremos e podemos aumentar nossa produção de alimentos sem ampliar o desmatamento”, afirmou a ministra.

A ministra ainda destacou a necessidade de harmonizar regras sanitárias para aumentar o fluxo comercial nas Américas. Para isso, propôs uma reunião prévia entre os 34 países em agosto, no Brasil.

Últimas Notícias

Ministro das Cidades cumpre agenda no Tocantins e reforça investimentos de R$ 4,2 bilhões em habitação

O ministro das Cidades, Vladimir Lima, esteve no Tocantins...

Governador Wanderlei Barbosa determina regulamentação da política de incentivo às rádios comunitárias

Minuta de decreto que regulamenta a Lei nº 4.559/2024...

Laurez Moreira debate futuro de Santa Rosa com lideranças e pré-candidatos

O vice-governador e pré-candidato ao Governo do Tocantins, Laurez...

Prefeitura de Xambioá regulamenta temporada na Praia do Murici e reforça medidas de segurança

A Prefeitura de Xambioá publicou o Decreto nº 030/2026,...

Veja também