55.3 F
Nova Iorque
quinta-feira, maio 7, 2026

Governador Marcelo Miranda e ministra da Agricultura Kátia Abreu lançam Matopiba no Tocantins

Matopiba - Foto 3 Elizeu OliveiraHoje, o governador Marcelo Miranda e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, dão um importante passo para o desenvolvimento do agronegócio do Tocantins com o lançamento oficial da Região Matopiba e do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Região aqui no Estado.

 O Matopiba é considerado a nova fronteira agrícola brasileira e abrange os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. No último dia 06, a presidente Dilma Rousseff criou, por meio de decreto, o plano para alavancar o desenvolvimento dessa região.

 As ações previstas no plano visam desenvolver infraestrutura para redução de custos de armazenagem, de estradas, ferrovias, hidrovias, portos, energia e aumentar a competitividade da região nos mercados nacional e internacional. Além de fortalecer e desenvolver a classe média do campo, promovendo a qualificação profissional, assistência técnica e extensão rural. Os instrumentos dizem respeito às imperfeições de mercado que colocam um limite à ascensão social dos agricultores da região.

 A região conta com uma área de cerca de 73 milhões de hectares, 38% pertencentes ao Estado do Tocantins. O Matobiba é responsável por 9,7% da produção de grãos prevista para o país na safra 2014/2015 e o Tocantins é grande destaque na capacidade de expansão.

 A produção de grãos, na região, é a mais marcante nos quatro Estados, e deve crescer 4,37% nesta safra em comparação com a safra 2013/2014, saltando de 7,322 milhões de hectares para 7,642 milhões de hectares, conforme as estimativas da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). O salto é de 18,107 milhões para 19,539 milhões de toneladas.

 O lançamento acontece neste momento, no auditório do Tribunal de Justiça, em Palmas.

Últimas Notícias

Pesquisa Nexus mostra que 83% dos tocantinenses aprovam gestão do Governador Wanderlei Barbosa

Uma pesquisa de opinião realizada pelo instituto Nexus, com...

Governo prepara novo Desenrola para beneficiar adimplentes e trabalhadores informais com crédito mais barato

O governo prepara uma nova fase do programa Desenrola...

PF cumpre mandados e investiga campanha de vereador por compra de votos em Araguaína

A Polícia Federal cumpre, nesta quarta-feira (6), quatro mandados...

Dorinha participa do Maio Amarelo e chama atenção para educação e segurança no trânsito no estado

Nesta terça-feira (05), a senadora Professora Dorinha (União) participou...

Veja também