back to top
domingo, outubro 19, 2025

Governador Carlesse recebe estudos sobre cadeias produtivas e defende industrialização

O governador Mauro Carlesse prestigiou a 4ª edição do Encontro Estadual da Indústria, realizado na noite dessa quinta-feira, 22, no Tuagê Eventos, em Palmas. O evento, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), foi voltado para empresários da indústria e autoridades governamentais. O objetivo do evento foi discutir os destinos e principais diretrizes inspiradoras das políticas nacionais de desenvolvimento da indústria. O ponto alto do evento foi a palestra sobre Economia e Política no Brasil com um Novo Governo, proferida pelo jornalista William Waack.

A abertura do evento foi feita pelo presidente da Fieto, Roberto Pires, que na oportunidade entregou ao governador Mauro Carlesse o Estudo das Cadeias Produtivas de Lácteos, Avicultura e Suinocultura do Tocantins. Com mais essa entrega, já são oito pesquisas sobre as áreas com maior potencial de desenvolvimento no Estado. Os outros estudos avaliaram as cadeias produtivas do arroz; soja e milho; silvicultura; piscicultura e carne bovina.

Roberto Pires falou sobre o momento de dificuldades enfrentado pelo setor industrial no País e que no Tocantins não é diferente. Mas segundo disse, com austeridade e responsabilidades é possível retomar o caminho do crescimento. Ele disse que a expectativa é grande em torno da gestão de Mauro Carlesse, um empresário, segundo ele, bem sucedido e conhecedor das dificuldades enfrentadas pelo setor. “Confiamos na capacidade e na determinação do governador em colocar em prática as medidas necessárias para colocar o Estado no caminho do desenvolvimento. Esperamos que esses estudos sejam bastante úteis para o governo”.

De acordo com o governador, esses documentos, elaborados pela Fieto em parceria com o Governo Estado, certamente serão importantes ferramentas para ajudar a alavancar o desenvolvimento do Estado.” Ficamos muito felizes ao receber esses documentos. Vamos estudá-los e colocá-los em prática o mais rápido possível para fomentar o desenvolvimento do Tocantins e é uma satisfação muito grande ter a Fieto como parceira”, afirmou, ressaltando os esforços da gestão para enquadrar o Estado da Lei de Responsabilidades Fiscal e retomar o crescimento”.

Palestra

William Waack fez um retrospecto da crise econômica, segundo ele, provocada pela irresponsabilidade fiscal, a exemplo do que já ocorreu com outros países que já passaram por situação semelhante. Ele explicou que muitos países resolveram seus problemas por meio político, mas o nosso sistema político também faliu, o que gerou crise de representatividade no País. “sustentando ainda, que a única saída para o Brasil deixar a crise é por meio da política, com a participação de toda a sociedade”. Ressaltou.

Últimas notícias

Fernando Brasil, o locutor que virou símbolo das cavalgadas tocantinenses

Um dos grandes destaques das cavalgadas na região norte...

Governador Laurez Moreira participa da tradicional cavalgada de Ananás em comemoração aos 62 anos do município

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou neste sábado,...

Cavalgada de Ananás reúne multidão e se consolida como uma das maiores do Bico do Papagaio

A manhã deste sábado (18) foi marcada por um...

Deputados que propuserem cassação de Wanderlei Barbosa podem sofrer retaliação do eleitorado

Mesmo afastado temporariamente por decisão judicial, o governador Wanderlei...

Eduardo Gomes na corda bamba: Alinhamento com pautas radicais da extrema direita pode dificultar reeleição

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) enfrenta um momento político...

Artigos Relacionados

Categorias populares