55.3 F
Nova Iorque
sábado, dezembro 20, 2025

Federação partidária pode ter Wanderlei como presidente: Aliança entre PP, União Brasil e Republicanos se fortalece

Dirigentes políticos dos partidos PP, União Brasil e Republicanos estão considerando seriamente a formação de uma federação entre suas siglas, uma possibilidade que tem ganhado força nos bastidores no fim de ano. Esta aliança, caso se concretize, poderia reunir um impressionante contingente de 150 deputados e 17 senadores, consolidando uma força considerável no cenário político nacional. Além disso, o fundo eleitoral disponível para a nova entidade aumentaria consideravelmente.

O presidente do PP, Ciro Nogueira (PP-PI), em entrevista à CNN Brasil, afirmou que as conversas estão avançando, mas reconhece que ainda existem desafios regionais a serem superados. A formação da federação implica que os partidos permaneçam unidos por quatro anos, sob a liderança de um único presidente responsável pelas representações regionais e pela definição de candidaturas únicas.

No Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa pode contar com o apoio do (Republicanos) e do (PP) para assumir a presidência da federação partidária, o que lhe daria poder de decisão sobre as candidaturas em Araguaína e em outras cidades do estado.

O deputado Gaguim, representante da União Brasil, esteve em Salvador durante o Carnaval, onde se encontrou com o presidente da Câmara, Arthur Lira. Há indícios de que ele esteja articulando para assumir a presidência da federação no estado.

As negociações para a formação dessa federação partidária continuam em andamento, e os desdobramentos dessas conversas certamente terão impactos significativos no cenário político nacional e regional.

Por: Geovane Oliveira, com informações da CNN Brasil

Últimas Notícias

Governo do Tocantins mobiliza bombeiros militares após rompimento de barragem no sudeste do estado

O Governo do Tocantins, por meio do Corpo de...

Atuação de banca de advogados garante habeas corpus e liberdade a esposo de Karol Digital no TJTO

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) concedeu liberdade,...

TJ empossa oito novos desembargadores e amplia composição para 19 membros

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins...

Amélio Cayres recebe homenagem da Unirg pela luta para ampliação do ensino superior

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado...

Veja também