55.3 F
Nova Iorque
domingo, fevereiro 15, 2026

Estado e UFT montam escritório para ajudar empreendedores e empresários a obter financiamentos na Agência de Fomento

450 (3)da Agência de Fomento do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), vai permitir que Escritório Modelo de Economia auxilie empreendedores e empresários a obter financiamentos na Agência de Fomento.

O coordenador do Escritório Modelo de Economia, Marcos Dozza, explicou como funcionarão os serviços. “O escritório modelo é concebido para prestar serviços para a sociedade, ele é um projeto de extensão que tem o objetivo de aproximar a teoria da prática. Esse termo vai proporcionar essa aproximação do conhecimento, que o aluno aprende na sala de aula com a aplicação em projetos de viabilidade econômica para financiamento junto a Agência de Fomento. Enfim, os clientes da agência procurarão o nosso escritório para elaboração dos projetos e nós também ajudaremos os solicitantes de financiamento a gerenciar esses cursos”, explicou.

A parceria foi possível após a assinatura de um termo de cooperação técnica. O termo também tem a finalidade de ampliar e aperfeiçoar a formação acadêmica e profissional dos estudantes do curso de economia da UFT, que atuarão na elaboração, execução e avaliação de projetos econômicos públicos e privados aos tomadores de crédito junto a Agência de Fomento.

O diretor presidente da Agência de Fomento, Rodrigo Alexandre de Oliveira, destacou que a Universidade, através do escritório, fará os projetos de viabilidade para os créditos que serão liberados agência. “A agência se trata de um banco de desenvolvimento e para que ela faça a liberação de recursos é necessário que se faça um projeto de viabilidade econômica financeira, que pode ser feito por qualquer tipo escritório de projeto. Só que a universidade entendeu que o curso de Economia poderia fazer esses mesmos projetos através de metodologia científica”, disse.

O reitor da UFT, Márcio da Silveira, afirmou que a Universidade está trabalhando para aproximar sociedade e academia. “Essa ação contribui para a formação acadêmica, já que aproxima a academia da sociedade. Com esse tipo de iniciativa, o estudante terá a oportunidade de ver os conhecimentos teóricos sendo aplicados no mundo real”, destacou.

Já o diretor da Fapto, Leo Araujo da Silva, explicou que a fundação auxiliará na elaboração dos planos de trabalhos dos projetos, bem como sua aplicabilidade através do gerenciamento administrativo e financeiro em conjunto com Escritório Modelo de Economia.

Localização
O escritório modelo começara a funcionar no mês de fevereiro e está sediado na Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Palmas, bloco J, sala 107.

 

Últimas Notícias

Circuito da folia fica pequeno para o público na estreia do Carnaval de Xambioá

A cidade de Xambioá, ao norte do Tocantins, deu...

Xambioá abre Carnaval 2026 com multidão no tradicional ‘Bloco das Piranhas’

Evento contou com a presença do prefeito Dr. Mayck...

Em Araguaína, Amélio Cayres defende protagonismo do Republicanos e minimiza peso de pesquisas eleitorais

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio...

Dengue avança em Araguaína: Município registra 502 casos confirmados e três mortes

A Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína confirmou nesta...

Veja também