55.3 F
Nova Iorque
domingo, dezembro 14, 2025

Estado e UFT montam escritório para ajudar empreendedores e empresários a obter financiamentos na Agência de Fomento

450 (3)da Agência de Fomento do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), vai permitir que Escritório Modelo de Economia auxilie empreendedores e empresários a obter financiamentos na Agência de Fomento.

O coordenador do Escritório Modelo de Economia, Marcos Dozza, explicou como funcionarão os serviços. “O escritório modelo é concebido para prestar serviços para a sociedade, ele é um projeto de extensão que tem o objetivo de aproximar a teoria da prática. Esse termo vai proporcionar essa aproximação do conhecimento, que o aluno aprende na sala de aula com a aplicação em projetos de viabilidade econômica para financiamento junto a Agência de Fomento. Enfim, os clientes da agência procurarão o nosso escritório para elaboração dos projetos e nós também ajudaremos os solicitantes de financiamento a gerenciar esses cursos”, explicou.

A parceria foi possível após a assinatura de um termo de cooperação técnica. O termo também tem a finalidade de ampliar e aperfeiçoar a formação acadêmica e profissional dos estudantes do curso de economia da UFT, que atuarão na elaboração, execução e avaliação de projetos econômicos públicos e privados aos tomadores de crédito junto a Agência de Fomento.

O diretor presidente da Agência de Fomento, Rodrigo Alexandre de Oliveira, destacou que a Universidade, através do escritório, fará os projetos de viabilidade para os créditos que serão liberados agência. “A agência se trata de um banco de desenvolvimento e para que ela faça a liberação de recursos é necessário que se faça um projeto de viabilidade econômica financeira, que pode ser feito por qualquer tipo escritório de projeto. Só que a universidade entendeu que o curso de Economia poderia fazer esses mesmos projetos através de metodologia científica”, disse.

O reitor da UFT, Márcio da Silveira, afirmou que a Universidade está trabalhando para aproximar sociedade e academia. “Essa ação contribui para a formação acadêmica, já que aproxima a academia da sociedade. Com esse tipo de iniciativa, o estudante terá a oportunidade de ver os conhecimentos teóricos sendo aplicados no mundo real”, destacou.

Já o diretor da Fapto, Leo Araujo da Silva, explicou que a fundação auxiliará na elaboração dos planos de trabalhos dos projetos, bem como sua aplicabilidade através do gerenciamento administrativo e financeiro em conjunto com Escritório Modelo de Economia.

Localização
O escritório modelo começara a funcionar no mês de fevereiro e está sediado na Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Palmas, bloco J, sala 107.

 

Últimas Notícias

Deputado Amélio celebra retomada das obras de creche em São Miguel do Tocantins

Nesta sexta-feira, 12, o presidente da Assembleia Legislativa do...

PL da Dosimetria beneficia criminosos comuns, dizem especialistas

O projeto de lei (PL) da Dosimetria reduz o...

STF mantém governador no cargo e Wanderlei Barbosa divulga nota oficial sobre a decisão

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, divulgou na noite...

TJTO absolve o ex-prefeito Sebastião de Gois Barros ao revisar condenação por improbidade administrativa

Com a atuação do advogado Wanderson Ferreira, de Araguaína,...

Veja também