55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, novembro 26, 2025

Entidades debatem uso público das unidades de conservação do TO

Devido à beleza cênica, várias unidades de conservação do Tocantins têm um grande potencial turístico. Para o uso consciente dessas áreas, é preciso congregar atividades de preservação dos recursos naturais com o planejamento da visitação.

Esse foi o tema de debate entre diversas instituições que estiveram reunidas em uma mesa redonda que aconteceu durante a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente na quinta-feira, 5, no Museu Palacinho, em Palmas. O objetivo da discussão foi estabelecer uma diretriz para regularizar e implementar o uso público nas unidades de conservação (UC’s).

“Esse momento serviu para pensarmos juntos sobre quais ações vamos executar para fomentarmos o turismo ecológico nas UC’s. Por isso, foi importante ouvir os representantes dos setores interessados a fim de coletarmos ideias”, explicou o turismólogo Warley Rodrigues, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Para Rafael Moraes, representante da Rede de Empresas de Turismo do Jalapão (Reaja), o desenvolvimento de atividades ecoturísticas também deve contribuir para a geração de renda para as regiões onde as UC’s estão instaladas. “O ecoturismo pode ter tanta rentabilidade quanto outras atividades econômicas, como a mineração e agronegócio, e sendo bem gerida tem a vantagem de não degradar a natureza”, esclareceu.

Na ocasião, também estiveram presentes representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), da Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado (Adtur), Instituto Araguaia, Unopar, Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea-RJ) e gerentes de parque.

Últimas Notícias

MPTO aciona Justiça e pede extinção da Fundação Nicolau Esteves após detectar patrimônio de quase R$ 400 mil

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) ingressou, na segunda-feira,...

Multa por abandono de animais e reinserção de pais de PCDs: principais projetos de Jorge Frederico são aprovados na Assembleia

Foram aprovados no Plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira...

Sem pagamento dos direitos atrasados, educação paralisa atividades nesta quarta (26), em Palmas

Os profissionais da Rede Municipal de Educação de Palmas...

Aleto apresenta aplicativo que amplia transparência de emendas parlamentares

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) apresentou, na tarde...

Veja também