55.3 F
Nova Iorque
sábado, dezembro 13, 2025

Direito se mantém como curso mais concorrido do Vestibular da Unitins

O curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) continua como o mais concorrido do Vestibular da instituição. Há anos o curso lidera a concorrência nos processos seletivos da universidade.

A classificação preliminar dos cinco cursos mais concorridos do Vestibular 2019/1 ficou: Direito – Câmpus Palmas; Direito – Câmpus Augustinópolis; Enfermagem – Câmpus Augustinópolis; Direito – Câmpus Dianópolis; e Engenharia Agronômica – Câmpus Palmas.

Preliminarmente o curso de Direito no Câmpus Palmas registrou a maior concorrência da história da Unitins: 69,30 candidatos por vaga na cota para escola pública; 49,36 por vaga na ampla concorrência e 26,75 por vaga na cota racial.

Segundo o reitor da Unitins, Augusto Rezende, o número total de inscritos para o processo seletivo – quase 4.500 candidatos com inscrições já confirmadas com o pagamento da taxa – confirma que a universidade tem cumprido seu papel educacional e social enquanto instituição pública, que é formar novos profissionais gratuitamente e com qualidade.

“A concorrência por vaga, especialmente do curso de Direito, também reforça que a Unitins já se consolidou e é referência para a graduação na área no Tocantins, com percentual de aprovação no Exame da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] sempre acima de 90%”, destacou.

A concorrência definitiva deve ser divulgada nos próximos dias no Portal da Unitins. A concorrência ainda é considerada preliminar já que alguns pagamentos de taxa de inscrição ainda estão sendo compensados nas instituições bancárias. O pagamento é que confirma a inscrição dos candidatos e foi encerrado na última terça-feira, 13.

O reitor Augusto Rezende ressalta, também, que durante a divulgação do Vestibular 2019/1 foi reforçado à sociedade que a Unitins é uma universidade púbica, com cursos de graduação presenciais e totalmente gratuitos. Isso porque muitas pessoas ainda acham que a universidade é particular, que cobra-se mensalidade dos alunos ou que os cursos são a distância. “Por isso sempre enfatizamos que a Unitins é a Universidade Estadual, uma instituição pública e totalmente gratuita”, completa.

Charlyne Sueste/Governo do Tocantins

Últimas Notícias

PL da Dosimetria beneficia criminosos comuns, dizem especialistas

O projeto de lei (PL) da Dosimetria reduz o...

STF mantém governador no cargo e Wanderlei Barbosa divulga nota oficial sobre a decisão

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, divulgou na noite...

TJTO absolve o ex-prefeito Sebastião de Gois Barros ao revisar condenação por improbidade administrativa

Com a atuação do advogado Wanderson Ferreira, de Araguaína,...

Veja também