55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, janeiro 28, 2026

Dimas participa de reunião para discutir sobre a criação da região metropolitana de Araguaína

No encontro, estavam presentes a deputada estadual Luana Ribeiro e prefeitos das cidades circunvizinhas do município araguainense. A região metropolitana será composta por 17 municípios.

A reunião foi realizada na tarde desta segunda-feira, dia 09, no gabinete do prefeito Ronaldo Dimas, em Araguaína. O encontro foi para discutir sobre o Projeto de Lei Complementar nº 08/2013 do Governo Estadual que a cria a região metropolitana de Araguaína, que está em tramitação na Assembleia Legislativa. Foi apresentado aos prefeitos e representantes dos municípios presentes o PL e também quais os principais objetivos desta Região que beneficiará as cidades que vão integrá-la.

O prefeito Ronaldo Dimas comentou que esta é uma iniciativa de grande importância para o desenvolvimento de todos esses município, mas atentou sobre algumas mudanças que devem ser pensadas e outros pontos a serem questionados antes de ser criada esta região metropolitana. “A primeira coisa a ser revista é a questão das divisões territoriais dos municípios, pois alguns deles não possuem uma uniformidade em seu território o que acaba gerando conflitos administrativos com outras cidades”, explicou.

Outro ponto questionado por Dimas foi a questão de criar Fundo Metropolitano de Desenvolvimento. O prefeito levantou de onde viria os recursos para este Fundo, se seria dos Municípios ou se do Governo Estadual. “A criação desta região metropolitana é bem-vinda, mas precisamos saber de onde que vão vir os recursos para implementar estas ações propostas entre os municípios”, destacou Dimas.

A deputada estadual Luana Ribeiro comentou que a região metropolitana ainda está em fase de análise e estudos, mas vai proporcionar desenvolvimento aos municípios que vão compor a região metropolitana. “A proposta inicial seria alocar mais recursos para a região e integrar a região metropolitana de Araguaína, como foi feita com a de Palmas”, explicou a deputada. “Os prefeitos da região querem sentar com o Governo Estadual e ouvir do governo quais as vantagens, o que vai ter de positivo para a região metropolitana de Araguaína”, completou Luana.

Após a análise do PL, foi definida que será realizada uma nova reunião que terá a presença do governador Sandoval Cardoso, ainda esta semana. A data será confirmada até esta terça-feira, dia 10. Estavam presentes prefeitos e representantes de Babaçulândia, Xambioá, Piraquê, Carmolândia, Nova Olinda, Araguanã, Bernardo Sayão, Muricilândia, além de Araguaína.

Região Metropolitana

O Projeto de Lei Complementar nº 08/2013 cria a região metropolitana de Araguaína tem o objetivo de investir mais os recursos públicos; à utilização equilibrada dos recursos naturais e à proteção do meio ambiente; à integração do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum aos entes públicos atuantes na região; à redução das desigualdades sociais e regionais; a dar sequência à modernização do Estado e dos seus 139 municípios.

Além disto, promover a universalização da saúde pública, inclusive do saneamento básico; aos transportes em geral; à destinação final de resíduos sólidos; e incrementar a produção destes municípios para os mercados externos.

Os municípios que compõem a região metropolitana são: Araguaína, Aragominas, Araguanã, Arapoema, Babaçulândia, Bandeirantes, Bernardo Sayão, Carmolândia, Filadélfia, Muricilândia, Nova Olinda, Palmeirante, Pau D’Arco, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia e Xambioá.

Últimas Notícias

FICCO/TO prende grupo suspeito de aplicar fraudes financeiras com uso de documentos falsos de servidores públicos estaduais

Dois homens foram flagrados dentro de agência bancária, em...

Ofício do Banco do Brasil não encerra polêmica e amplia dúvidas sobre contas da educação em Araguaína

Um ofício encaminhado pelo Banco do Brasil (BB) à...

Araguaína deve receber ministro da Educação Camilo Santana em visita oficial à UFNT

Araguaína deverá receber, no próximo dia 4 de fevereiro,...

Veja também