55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, julho 6, 2026

Dilma sanciona Orçamento de 2015

dilmarousseff200415A presidenta Dilma Rousseff sancionou hoje (20) o Orçamento Geral da União de 2015, confirmou o Palácio do Planalto. A lei só será publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (22), quando será possível saber se pontos incluídos pelo Congresso Nacional, como a ampliação do Fundo Partidário, foram mantidos ou vetados.

Agora, o governo tem 30 dias para definir o contingenciamento (bloqueio) de verbas para o resto do ano. Até lá, vale o decreto que limita os gastos discricionários (não obrigatórios) entre janeiro e abril aos montantes gastos nos mesmos meses de 2013.

Os cortes são necessários para que o setor público alcance a meta de superávit primário – poupança para pagar os juros da dívida pública – de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) em 2015.

Com a sanção do Orçamento, o governo poderá executar investimentos, como obras públicas e compras de equipamentos, com verba do ano corrente. Desde o início de 2015, todos os investimentos vinham sendo feitos por meio de restos a pagar – verbas empenhadas (autorizadas) em anos anteriores.

A sanção do Orçamento ocorre com quase cinco meses de atraso. Tradicionalmente, a lei orçamentária é aprovada pelo Congresso Nacional no fim do ano anterior e sancionada nos últimos dias de dezembro. O Orçamento de 2015 só foi aprovado pelo Congresso Nacional em março. O prazo para a sanção do texto acabava hoje.

Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli
 

Últimas Notícias

UFNT publica edital para ingresso no Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por...

Festa da Rapadura reafirma tradição e impulsiona desenvolvimento no Jalapão

Comunidade do Quilombo do Prata une gastronomia, turismo de...

Entram em vigor restrições da legislação eleitoral para impedir uso da máquina pública durante a campanha

As principais restrições previstas pela legislação eleitoral para evitar...

Veja também