55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, dezembro 8, 2025

Definidos tempos de cada coligação política para o Horário Eleitoral Gratuito de 2014

d41b278d-b9c3-44ee-985b-d3b77d65e0d8O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) promoveu, na manhã desta terça-feira (12/8), reunião com representantes dos partidos políticos, coligações, candidatos e de emissoras de rádio e televisão, no auditório do TRE, para definição do Plano de Mídia da Propaganda Eleitoral para as Eleições 2014 – tempo de cada coligação, emissoras geradoras dentre outros.

Durante a reunião, conduzida pelo Desembargador Eurípedes Lamounier – que no pleito de 2014 responde como juiz auxiliar da propaganda, ficou acordado como responsáveis por receber o material de propaganda dos partidos e coligações, edição e distribuição aos veículos de comunicação de todo Tocantins, a TV Anhanguera e Rádio 96 FM.

Conforme o Juiz Auxiliar da Propaganda, as emissoras escolhidas para servirem como geradoras foram em virtude de possuírem estrutura na Capital e de distribuição para todo o Estado. A TV RedSat será a geradora substituta do material para televisão.

Após deliberação das emissoras geradoras, tipos de mídias a serem adotadas e outros temas diversos, foi realizado o sorteio de ordem das propagandas e das inserções – a propaganda veiculada por último, na véspera, será a primeira, apresentando-se as demais na ordem estabelecida pelo sorteio.

O Horário Eleitoral Gratuito do pleito de 2014 inicia no dia 19 de agosto e segue até dois de outubro com a seguinte grade de veiculação: rede de rádio, de 7h às 7h50 e de 12h às 12h50; rede de televisão, de 13h às 13h50 e de 20h30 às 21h20.  As terças, quintas e sábados são destinados aos candidatos à presidente e deputado federal (25 minutos cada). Segundas, quartas e sextas aos candidatos à governador (20 minutos), deputado estadual (20 minutos) e senador (10 minutos).

O tempo distribuído, como descrito na Lei 9.504/97 e Resolução TSE 23.404/2014, é dividido em um terço igualitariamente a todas as coligações e dois terços proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados de cada partido político (resultante da eleição de 2010). O cálculo é elaborado por sistema do TSE denominado Horário Eleitoral.

Ao final da reunião foi elaborada Ata na qual todos os representantes confirmaram os acordos firmados. O Desembargador foi auxiliado pelo chefe da Seção de Autuação e Distribuição de Registros Partidários, Renato Reis, e pelo Chefe de Seção de Jurisprudência, Sandro Mascarenhas Neves.

Os relatório dos tempos da propaganda eleitoral serão disponibilizados no link do site do TRE-TO.

Marco Tullio Tavares (Ascom TRE-TO)

Últimas Notícias

Parceria entre Gipão e gestão municipal resulta em obras que mudam a realidade de Piraquê

O município de Piraquê recebeu neste sábado (06) um...

Delegação do Tocantins reforça atuação parlamentar em debates na 28ª Conferência da Unale

Ao longo de três dias, os deputados estaduais do...

Governo publica novas regras da CNH: Autoescola deixa de ser obrigatória e custo pode cair até 80%

As novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação...

Pautas de segurança e tensões institucionais dominam a semana no Congresso Nacional

Duas matérias consideradas estratégicas pelo governo federal prometem movimentar...

Veja também