55.3 F
Nova Iorque
domingo, março 1, 2026

ACIARA e Poder Judiciário se unem pela conciliação como forma de resolução de conflitos

SONY DSCOs empresários que tiverem conflitos com consumidores ou fornecedores em função da falta de pagamento das compras ou qualquer outra demanda poderá resolver os conflitos por meio da conciliação. É o que propôs a juíza e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, Drª. Umbelina Lopes Pereira, durante palestra para associados da Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA, no dia 12. 
Segundo a juíza, na fase do atendimento pré-processual, não há custo nenhum para as partes envolvidas. “Muitos casos podem ser resolvidos sem precisar chegar até a Justiça. Essa é uma forma de buscar acordos e reduzir o número de processos parados”, afirmou Drª. Umbelina.
De acordo com o presidente da ACIARA, Manoel de Assis Silva, esta é a chance do empresário resolver diversas demandas com agilidade. “É preciso haver boa vontade das partes envolvidas e a consciência que este é um caminho totalmente legal do ponto de vista jurídico e com ganhos mútuos”. “Sem contar que é possível evitar a já conhecida morosidade da Justiça para resolver pequenas e grandes demandas”, completa o assessor jurídico da associação, Roger Kuhn.
 
O intuito é fechar uma parceria entre o CEJUSC e a ACIARA para incentivar o empresariado a buscar a conciliação como forma de solução de qualquer tipo de conflito. Entre os dias 23 e 27 de novembro, o Judiciário promoverá a Semana Nacional da Conciliação, oportunidade ideal para quem quiser resolver as demandas. “Precisamos criar uma cultura pacificadora em nossa sociedade, para que as pessoas evitem disputas litigiosas e busquem os acordos. Na vara da Família, por exemplo, todas as conciliações deram certo”, informou a juíza. 
 
A ideia da iniciativa é também incentivar as mediações extrajudiciais por meio de cortes de conciliação, como a 5ª Corte de Conciliação e Arbitragem, em funcionamento do prédio da ACIARA. Os interessados em participar da Semana Nacional de Conciliação podem entrar em contato pelo telefone (63) 3414-6649 (CEJUSC) ou procurar o Dr. Roger Kuhn, para mais esclarecimentos.

Últimas Notícias

Tocantins dobra renda domiciliar em quatro anos e ultrapassa os R$ 2 mil por pessoa, liderando no Norte e Nordeste

Dado divulgado pelo IBGE, referente a 2025, também é...

Tocantins leva história e produção cultural à 1ª Bienal de Arquitetura Brasileira

Projeto apresentado no Ibirapuera parte da experiência de formação...

Prêmio Educador Transformador destaca projetos inovadores da educação no Tocantins

Evento realizado nesta quarta-feira, 25, reconheceu iniciativas com impacto...

Gestão de Wanderlei ultrapassa 4,5 mil nomeações na Educação e reforça quadro efetivo no Tocantins

A gestão do governador Wanderlei Barbosa tem consolidado uma...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.