Deputado Jorge Frederico quer o Procon fiscalizando o transporte urbano de Araguaína
Deputado Jorge Frederico quer o Procon fiscalizando o transporte urbano de Araguaína
Deputado Jorge Frederico quer o Procon fiscalizando o transporte urbano de Araguaína

Nesta sexta-feira, dia 16, o deputado Jorge Frederico (SD) apresentou um requerimento que solicita ao Procon a fiscalização da qualidade do transporte público coletivo de Araguaína. A matéria visa apurar a precariedade do serviço que, segundo o parlamentar, é de péssima qualidade. “São ônibus sucateados, lotados, sem as menores condições de transportar pessoas com o mínimo de dignidade”, afirmou Frederico.

A deputada Valderez Castelo Branco (PP) que, assim como Frederico, tem base política na cidade nortista subscreveu o requerimento.Em sua fala, a parlamentar esclareceu que o intuito é o de colaborar para a melhoria da qualidade de vida do cidadão araguainense. “Eu subscrevo este pedido para que juntos possamos ajudar e colaborar com a população de Araguaína”, disse Vaderez.

O deputado Elenil da Penha (PMDB), apesar de concordar com a precariedade do transporte, afirmou que as providências para correção dos problemas estão sendo viabilizadas pelo prefeito Ronaldo Dimas (PR).

Jorge Frederico apresentou outro requerimento que solicita à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sejam fiscalizadas as empresas prestadoras de serviços telefônicos, fixo e móvel, em todo o Estado do Tocantins. Frederico destacou que as empresas prestam um péssimo serviço, deixando, muitas vezes, seus clientes sem a menor condição de usá-los.

Ainda na mesma sessão, o deputado Zé Roberto (PT) fez uma exposição comparando os números econômicos e sociais dos governos do PSDB e do PT. Para ele, houve ganhos significativos nos governos petistas em relação aos comandados pelo peessedebistas. O parlamentar foi contestado pelos deputados Eduardo Siqueira Campos (PTB), Olyntho Neto (PSDB) e José Bonifácio (PR).

Eduardo disse que a população está acompanhando os desmandos do governo atual e que não precisaria de detalhá-los.  “Em relação à recriação da CPMF, a presidente Dilma deveria repatriar recursos sonegados que estão investidos no exterior em vez de penalizar os brasileiros”, criticou. Eduardo ainda discordou da crítica do colega em relação ao tucano Aécio Neves. Para o petebista, a biografia de Aécio não pode ser colocada como irrelevante por ele ser neto de Tancredo Neves e pela sua própria história.

Por outro lado, o líder do governo, deputado Paulo Mourão (PT), elogiou os governos Lula e Dilma por terem fortalecido as instituições como o Ministério Público e a Polícia Federal que investigam de forma independente. Mourão ainda disse que a questão de corrupção não é uma prática “desse ou daquele governo, é uma cultura na política e que tem que ser combatida”. (Elpídio Lopes)