quinta-feira, outubro 16, 2025

Em visita ao HRA, Valderez reforça: “queremos que Araguaína cresça e seja referência em saúde no Tocantins”

Visita_HRA_Creditos_Pedro_dos_Anjos2O Comitê Gestor Interinstitucional para o acompanhamento da Saúde no Estado do Tocantins, presidido pela deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP), visitou na manhã desta sexta-feira, 28, o Hospital Regional de Araguaína (HRA). É a terceira visita que a equipe realiza neste mês. A primeira ocorreu no Hospital Geral de Palmas (HGP) e a segunda no Hospital Regional de Gurupi (HRG).

Durante seu discurso, Valderez reforçou a importância da união de todos para resolver os problemas encontrados na saúde. A parlamentar também destacou que não interessa posicionamento político, mas sim a importância de ver Araguaína crescer e ser referência em saúde no Tocantins.

“É preciso verificar a demanda de servidores da pasta, e também que façamos uma organização estrutural e administrativa. É preciso de um comitê gestor, de um Conselho de Saúde e ainda que todos os três poderes trabalham diuturnamente em prol da saúde do Estado, pois a saúde é tripartite e cada um tem que assumir as suas responsabilidades”, afirmou.

Na ocasião, Valderez também ressaltou a necessidade de todos os segmentos organizados de participarem do Planejamento Plurianual do Estado. Além da visita ao HRA, a equipe do Comitê Gestor também visitou o anexo do Hospital, onde são realizadas as radioterapias.

O relatório geral com a análise das observações e dos dados obtidos nas visitas in loco será divulgado em Reunião do Comitê Gestor na Assembleia Legislativa (AL), após o término do trabalho da equipe. Na AL, Valderez também é presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Turismo.

 HRA – Indicadores

Durante a visita, a equipe técnica do HRA, juntamente com superintendes e diretores da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), informaram os indicadores do hospital.

Na apresentação dos dados foi divulgado um relatório com a média mensal dos serviços ofertados pelo Hospital. Para facilitar a compreensão dos números na atualidade, houve uma comparação com os dados de 2005 da unidade com os de 2015, conforme as tabelas abaixo.

 

INTERNAÇÃO

ANO

MÉDIA/MÊS

2005

966

2015

702

 

CIRURGIAS

ANO

MÉDIA/MÊS

2005

421

2015

373

 

URGÊNCIA/EMERGÊNCIA

ANO

MÉDIA/MÊS

2005

8.686

2015

4.004

 

MÉDICA DE OCUPAÇÃO GERAL

ANO

MÉDIA/MÊS

2005

69%

2015

103%

 

MÉDICA DE PERMANÊNCIA

ANO

MÉDIA/MÊS

2005

6 DIAS

2015

11 DIAS

 

ONCOLOGIA

ANO

MÉDIA/MÊS

2005

20

2015

546

 

AMBULATÓRIO

ANO

MÉDIA/MÊS

2005

3.835

2015

1.936

 O ponto que gerou maior discussão durante a apresentação de dados, foi o que mostrou a média de permanência de paciente no HRA. Em 2005, a média mensal era de seis dias por mês. Em 2015 essa quantidade praticamente dobrou chegando a 11 dias por mês.

Além desses dados, a equipe técnica da unidade hospitalar também apresentou um relatório geral – com base no mês de julho de 2015 – onde foi informado que o HRA possui atualmente 257 leitos. Neste período mensal, 587 pacientes foram internados e 686 foram “pacientes-saídos”. Ainda no referido mês 366 cirurgias, 39.573 exames e um total de 5.495 consultas foram realizadas.

Participaram da visita ao HRA o deputado estadual Olyntho Neto (PSDB), o defensor público, Leonardo Ferreira Mendes, a diretora administrativa do HRA, Altina Luiza de Oliveira, a diretora Geral do HRA Érica W. M. Tomelin, a ex-secretária de saúde de Araguaína, Áurea Maria Casagrande da Luz, o odontólogo e pioneiro em Araguaína, Dr. José Ferreira de Meneses, a coordenadora do NEP e de apoio à Política Nacional de Humanização, Sueli Canedo Borges Rodrigues e demais membros do HRA e da Sesau.

 

Últimas notícias

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para a CCJ

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado...

Produtor é multado em R$ 500 mil por desmatamento de quase 100 hectares em Palmeiras

Um proprietário rural foi autuado por desmatar quase 100...

Seis em cada dez brasileiros afirmam nunca ter desmatado, revela pesquisa nacional

Uma pesquisa recente sobre consciência ambiental revelou que 60%...

MPTO recomenda regularização dos serviços de radiologia do Hospital Regional de Gurupi

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da...

Oposição aponta influência de Irajá em demissões no Estado e diz que “vontade do povo não está prevalecendo”

A oposição ao governo Laurez Moreira tem acompanhado com...

Artigos Relacionados

Categorias populares