Nesta sexta-feira (14), o Tocantins está entre os estados que integram uma ampla área sob alerta laranja de perigo para baixa umidade relativa do ar, que pode chegar a apenas 12%. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e abrange uma área que se estende do sul do Pará até o leste de São Paulo, alcançando dez estados e o Distrito Federal.
Além do Tocantins, estão sob o alerta Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e o Distrito Federal.
No Tocantins, o calor deve permanecer intenso. Palmas pode registrar máxima de 38°C, uma das temperaturas mais elevadas previstas para a Região Norte.
Na Região Norte, há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas no centro-oeste e norte do Amazonas, em Roraima e no noroeste do Pará. Também pode ocorrer chuva isolada no oeste do Acre, no litoral do Amapá e do Pará e em áreas de divisa entre Rondônia, Acre e Amazonas.
Calor intenso
No Centro-Oeste, predomina o tempo estável, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas principalmente em Mato Grosso do Sul e no Paraná. As temperaturas permanecem elevadas no interior da região, podendo chegar a 37°C em Cuiabá e Goiânia. Em Brasília, a mínima prevista é de 18°C.
No Nordeste, o calor também predomina, principalmente no interior. Teresina pode registrar máxima de 37°C, enquanto Salvador e Maceió devem ter mínima de 21°C.
No Sudeste, há possibilidade de chuva isolada em áreas do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, além do Espírito Santo e do sudeste de Minas Gerais.
Alerta para tempestades
Além do alerta de baixa umidade, há alerta amarelo para perigo potencial de tempestades no sul de São Paulo, próximo à divisa com o Paraná.
No Sul do país, áreas de baixa pressão entre o norte da Argentina, Paraguai e sul da Bolívia favorecem a formação de instabilidades. Paraná e Santa Catarina estão sob alerta laranja para tempestades, com possibilidade de fortes rajadas de vento, microexplosões e tornados.
As temperaturas devem ser mais baixas na Região Sul, com mínimas previstas de 14°C em Curitiba e Porto Alegre. A máxima em Porto Alegre não deve passar de 18°C.
Por: Geovane Oliveira


