55.3 F
Nova Iorque
quinta-feira, maio 28, 2026

Projeto de Jorge Frederico incorporado à MP que garante isenção de IPVA para veículos com 20 anos ou mais no Tocantins é aprovado na Assembleia

Projeto de Jorge Frederico é incorporado à MP que garante isenção de IPVA para veículos com 20 anos ou mais no Tocantins

A Assembleia Legislativa do Tocantins aprovou, nesta terça-feira, 27, a Medida Provisória nº 1/2026, que garante isenção do IPVA para veículos terrestres de passageiros, caminhonetes ou mistos com 20 anos ou mais de fabricação.

Na Aleto, a matéria foi apensada a um projeto de igual teor apresentado pelo deputado estadual Jorge Frederico (PSDB) em novembro de 2025, reforçando a atuação do parlamentar em defesa dos proprietários de veículos mais antigos no Tocantins.

A isenção já estava em vigor desde 5 de janeiro deste ano, quando a MP foi editada pelo Governo do Estado. A proposta adequa o Código Tributário Estadual à Emenda Constitucional nº 137, em vigor desde dezembro de 2025.

Para Jorge Frederico, a medida corrige uma cobrança considerada injusta para milhares de tocantinenses que dependem de veículos antigos para trabalhar, estudar e garantir o deslocamento da família.

“Para uma parcela significativa da população, o veículo antigo não representa um bem de luxo, mas, sim, uma ferramenta essencial de trabalho ou o único meio de transporte familiar”, destacou o deputado.

Por: Redação

Últimas Notícias

Nome de Lázaro Botelho para vice de Dorinha ganha força nos bastidores do Tocantins

Senadora elogiou o ex-deputado, mas afirmou que a definição...

Wanderlei Barbosa mira ministério no federal após deixar o governo do Tocantins

Indicado pelos Republicanos, ex-governador pode integrar o governo federal...

Câmara aprova, em dois turnos, PEC pelo fim da escala 6×1

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27),...

Veja também